A Operação Carta na Manga da Polícia Federal prendeu 17 pessoas nesta sexta-feira. A ação de combate a quadrilhas organizadas de assalto a carteiros nas regiões metropolitanas de Salvador e Feira de Santana procura cumprir 12 mandados de prisão preventiva, 16 de prisão temporária e 33 de busca e apreensão. Os 124 agentes envolvidos na ação também apreenderam mercadorias recém-compradas, ainda empacotadas, e cartões de crédito no domicílio dos acusados.
Os mandados de prisão são para assaltantes, estelionatários e falsificadores de documentos públicos. De acordo com a PF, a maioria tem antecedentes criminais. A polícia iniciou as investigações por conta da onda de assaltos a carteiros na capital - foram cerca de 500 entre 2010 e 2011. Segundo investigações, os crimes eram realizados por três grupos que agiam de forma independente, mas mantinham contato.
Os líderes financiariam os assaltos fornecendo meios de transporte e armamento. Os bandidos roubariam cartões de crédito/débito ou de contas correntes enviados pelos Correios. Os assaltantes receberiam entre R$ 50 e R$ 200 por cartão. Com esses documentos em mãos, as quadrilhas desbloqueariam os cartões utilizando informações dos titulares obtidas através de bancos de dados públicos e privados. Os criminosos também falsificariam documentos de identidade dos titulares dos cartões e fariam compras em estabelecimentos comerciais, principalmente eletroeletrônicos. As quadrilhas também fariam saques em caixas eletrônicos.
Os presos vão responder por formação de quadrilha, roubo qualificado, estelionato, falsificação de documento público e uso de documento falso.
Comentários