A multa para cada mil metro cúbico de madeira apreendida é de R$ 300 mil. Além da madeira e dos caminhões foram apreendidos 5 kg de maconha.
Polícia apreende mais de mil metros cúbicos de madeira ilegal em MT
Mais de mil métricos cúbicos de madeira ilegal foram aprendidos em uma operação conjunta realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em diversos municípios no norte de Mato Grosso. De acordo com a PRF, na operação que durou cinco dias também foram recolhidos equipamentos usados no corte dos produtos e aplicadas multas de R$ 300 mil.
Segundo o coordenador da operação, João Leite, mais de 25 policiais atuaram nas regiões de Sinop, Nova Santa Helena e Guarantã do Norte. “Foi uma operação de nível nacional para fiscalizar principalmente a BR-163 no norte de Mato Grosso, porque é um local que a gente sabe que acontece muito desmatamento no Brasil”, disse o coordenador.
Na operação, 20 pessoas foram presas, sendo a maioria caminhoneiros que transportavam a mercadoria. Conforme o chefe do policiamento de Sorriso, Héber Araújo, a equipe apreendeu tratores, motosserras e carvão vegetal que estavam sendo feitos a partir da vegetação nativa sem autorização do Ibama.
“O volume de apreensões foi muito expressivo e nós chegamos a superar os mil metros cúbicos de madeira apreendida, tanto madeira serrada quanto beneficiada”, afirmou o coordenador da operação. Conforme a PRF, parte da madeira e dos caminhões apreendidos foram levados para o pátio do Ibama em Sinop. Já a outra parte do material apreendido foi encaminhada para os postos da PRF de Sorriso e Itaúba, cidades respectivamente a 420 e 599 km de Cuiabá.
Ainda de acordo com a PRF, além das madeiras e dos caminhões foram apreendidos também cinco quilos de maconha.
Comentários