"Sexo é fundamental", diz Camila Pitanga, premiada no Rio
Existem viagens que são transformadoras. Camila Pitanga passou por uma dessas após se unir ao elenco de "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", filme de Beto Brant e Renato Ciasca que a Mostra de Cinema de São Paulo exibe hoje.
Foi uma viagem que começou no Pará, onde a equipe do longa (adaptado do livro de Marçal Aquino) passou cerca de dois meses em filmagem, e terminou no cine Odeon, na última terça, quando ela recebeu o troféu de melhor atriz no Festival do Rio.
"A mim me interessou de cara trabalhar com o Beto e com o Renato", diz a atriz. "Eles vivem o lugar [da filmagem], a atmosfera, para criar intimidade e passar aquilo para a tela."
A carioca também foi atraída pela possibilidade de interpretar a complexa Lavínia, uma prostituta drogada que se casa com um pastor, vai para o Norte do país e forma um triângulo amoroso.
"Essa personagem, nos trânsitos tão radicais que vive, não é um trabalho simples. Sabia que estava correndo riscos, mas me propus fazer algo que me desafiasse."
O resultado lhe trouxe também grande exposição pelas inéditas cenas de nudez e de sexo, muito sexo.
"Eu sempre via, nos filmes do Beto, uma dimensão de beleza no ato sexual, então isso me deu uma tranquilidade. Sexo é belo e fundamental na vida."
É com um sorriso nos lábios que Camila fala da "comunidade artística" formada pela equipe durante as filmagens -paralelamente ao trabalho, liam juntos, assistiam a filmes, "trocavam" entre si.
"É um dos grandes legados que esse filme me trouxe. Acabei sendo provocada a me repensar como artista."
Nesse sentido, teve uma chance para experimentar quando Domenico Lancelotti a convidou para cantar com ele e seus parceiros (Kassin, Pedro Sá) em projeto que deve ir aos palcos em janeiro.
Sua experiência no set também vai render no teatro.
No ano que vem, ela encena "Lá Fora Vai Estar Chovendo Sempre", texto de Gero Camilo que ele dirige com Gustavo Machado (ambos atores do filme) e no qual os três atuam; Camila fará um garoto.
"Estou me aventurando, quero isso para a minha vida, sou artista. Esse filme me fez ver o quanto posso ser livre para arriscar. Não sei se vou acertar, mas tudo bem."
EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS
DIREÇÃO Beto Brant e Renato Ciasca
PRODUÇÃO Brasil, 2011
COM Gustavo Machado, Camila Pitanga, Zecarlos Machado
QUANDO sexta (21), às 20h50, sábado (22), à 0h, e segunda (24), às 19h40, no Unibanco Arteplex; domingo (23), às 15h50, no Cine Livraria Cultura
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
Comentários