Sistema vai facilitar administração penitenciária
O secretário adjunto de Administração Penitenciária (Sejudh/MT), coronel Clarindo Alves de Castro, participou nesta quinta-feira (10.10) de uma reunião com diretor do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, Augusto Rossini, e representantes estaduais para debater a melhoria do tratamento das informações produzidas pelos Estados Brasileiros, no Sistema de Justiça Aplicada do Departamento Penitenciário Nacional (SISDEPEN), em consonância aos ditames da lei que institui o sistema nacional de acompanhamento de penas.
A ferramenta vai facilitar a administração penitenciária dos Estados, uma vez que contará com informações de várias instituições. No encontro foi apresentada também a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde no Sistema Prisional (PNAISP), voltada à adesão dos entes federados e alinhamento às novas diretrizes.
A medida visa melhorar a saúde no cárcere. Outro assunto em pauta foi a difusão da proposta de realização de uma pesquisa sobre do uso de drogas e álcool no sistema penitenciário pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. De acordo com secretário adjunto da Sejudh, Clarindo Alves, ficou decidido que será escolhida uma universidade para realizar o levantamento com o propósito de facilitar o diagnóstico do sistema e, a partir disso, servir como subsídio para elaboração de políticas públicas.
Os gestores estaduais tiveram acesso aos estudos preliminares da Política Nacional de Atenção Integral às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Penal e ficaram entusiasmados com as novas diretrizes. "Concordamos com as políticas apresentadas e nos colocamos à disposição para poder desenvolver os projetos juntos", pontuou Castro.
Comentários