Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 20 de Outubro de 2011 às 17:53

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que a morte do ex-líder líbio Muammar Kadafi marca "o fim de um longo e doloroso capítulo" e abre "uma oportunidade para o povo líbio decidir seu próprio destino".

"Podemos dizer de maneira definitiva que o regime de Kadafi chegou a seu fim", declarou Obama. "Não vamos nos enganar: o caminho da Líbia rumo à democracia será longo", reconheceu o líder americano, que pediu aos líbios que respeitem os direitos humanos e mantenham bem guardadas as armas pesadas no país.

Obama ressaltou que os Estados Unidos está comprometido com o futuro da Líbia, para que inclua "liberdade, dignidade e oportunidade" para todos.

Em sua breve declaração, sem abrir espaço para perguntas, o presidente americano ressaltou que a morte de Kadafi envia uma "clara mensagem" ao resto da região, palco de revoluções e protestos populares em massa.

Segundo ele, o desaparecimento do ex-ditador põe em evidência que regimes autoritários sempre chegam ao fim. "Aqueles que tentam se perpetuar no poder não terão êxito".

O presidente americano louvou o papel desempenhado pelos militares e diplomatas de seu país e destacou que os objetivos foram atingidos mediante a colaboração com os aliados e sem que nem um só soldado americano tivesse de pisar em solo líbio.

Os EUA lideraram inicialmente, em março, a operação para impor uma zona de exclusão aérea e proteger os civis na Líbia do ataque das tropas pró-Kadafi, mas logo em abril transmitiu o comando à Otan.

Obama destacou que a missão da Otan "concluirá em breve". A aliança ocidental deve se reunir nesta sexta-feira para recomendar o fim das incursões aéreas na Líbia.

Kadafi, que chegou ao poder em 1969, morreu em circunstâncias ainda não esclarecidas durante a tomada de sua cidade natal, Sirte, um dos redutos leais ao ex-ditador que mais resistiram aos revolucionários durante o conflito que eclodiu no dia 17 de fevereiro.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/71932/visualizar/