Vendas crescem 9% em Mato Grosso
Vendas de materiais de construção apresentaram expansão de 9% no Estado em setembro. A comparação se refere ao mesmo período do ano passado, segundo o presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac/MT), Antônio Zompero. Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulgou que as vendas domésticas saltaram 7%, em relação com o mesmo mês do ano anterior no país. Na comparação com agosto, o faturamento do setor caiu 0,5%. Em 12 meses foi constatada expansão de 2,7%.
O presidente da Acomac, Antônio Zompero, diz que as expectativas sempre são grandes para o setor. Para ele, todos estão otimistas, apesar de o consumo estagnar em certos períodos. Ele explica que a greve recém-acabada em diversos setores do país, principalmente os bancos, fez com que os consumidores segurassem os gastos. Ainda citando uma fase ruim da economia, o presidente afirma que a crise internacional acaba refletindo na economia e os juros acabam aumentando, além dos materiais importados que ficam mais caros. "Mas Mato Grosso vive um período de expansão, e é diferente de outros estados, principalmente no agronegócio", lembra Zompero.
Mas as vendas seguem no setor. Segundo Zompero, os consumidores começam neste período até o fim do ano a reforma da casa. Com isso, o consumo no varejo aumenta, principalmente em segmentos de pintura, iluminação e pisos. "As famílias se preparam para as datas comemorativas e para a visita de parentes e querem deixar a casa mais bonita e confortável".
Diretor Comercial das lojas Beira Rio, Fabrício de Oliveira Rebouças, concorda que o período é marcado pelas vendas de material para acabamento. Ele explica que o mês de agosto foi um dos melhores e representou 30% de aumento com relação ao ano anterior. Em setembro, registrou 10%, desempenho que o diretor acredita ser motivado pela greve dos bancários. Sem fechar o mês de outubro, as lojas já registram aumento de 20%, comparado ao mesmo mês de 2010. O diretor lembra que as contratações de funcionários para o fim de ano estão abertas.
Comentários