Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 17 de Outubro de 2011 às 16:58

    Imprimir


Os representantes do Quarteto para o Oriente Médio --EUA, União Europeia, ONU e Rússia-- se reunirão em separado com representantes israelenses e palestinos no dia 26 de outubro, em Jerusalém, anunciou o departamento de Estado americano.

"Os emissários do Quarteto vão se encontrar com as duas partes em 26 de outubro em Jerusalém", afirmou o porta-voz Mark Toner.

O Quarteto havia lançado, em 23 setembro, um plano de retomada das negociações de paz entre Israel e os palestinos, interrompidas depois de um ano.

Israelenses e palestinos se mostraram favoráveis ao plano apresentado pelo Quarteto, mas suas reações sugerem interpretações opostas à iniciativa.

Israel e o Hamas se dispõem a realizar uma troca sem precedentes, prevista para esta terça-feira, do soldado israelense Gilad Shalit, detido na faixa de Gaza há mais de cinco anos, por um primeiro grupo de 477 palestinos.

Nesta segunda-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse em uma coletiva de imprensa em Berna (Suíça) que a troca de prisioneiros entre Israel e os palestinos é um "movimento positivo em direção à paz".

"O recente anúncio de uma troca de prisioneiros é bem-vindo, é um movimento positivo em direção à paz", afirmou Ban em resposta a uma pergunta sobre a situação nos territórios palestinos.

"Os palestinos sofreram durante seis décadas, não puderam gozar de uma liberdade genuína, nem dos direitos humanos", disse ele, após uma visita de trabalho com membros do governo suíço.

Segundo o chefe da ONU, "a solução seria que os palestinos e os israelenses pudessem viver uns junto com os outros em paz".

As Nações Unidas, continuou Ban, "trabalharam muito duro" para que as duas partes chegassem a se entender e "eu apoio completamente o processo" em direção à paz, concluiu.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72341/visualizar/