Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 17 de Outubro de 2011 às 14:17

    Imprimir


Em tal sentido, na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, uma das principais instituições de apoio ao setor no processo pela conquista das Indicações, eles participaram de uma intensa agenda de reuniões com os pesquisadores mais diretamente vinculados à temática e ao campo de zoneamento vitivinícola.

Os visitantes, engenheira Silvia Ríos, do Departamento de Estudos Vitícolas do Instituto, e o licenciado em Enologia Néstor Mario Sela, do Departamento de Fiscalização do escritório do INV no departamento de San Rafael, declararam-se "gratamente surpresos" com o que se depararam na Serra Gaúcha. Isso se deu por conta do nível de "desenvolvimento, que não achava que iria encontrar", anotou Silvia, destacando a infraestrutura em enoturismo e os bons produtos vinícolas da região.

Silvia e Sela iniciaram seu itinerário visitando os vinhedos da Rede Terroir (confira mais a seguir) em Muitos Capões e Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. Depois, estiveram em vinícolas e propriedades vitícolas em Flores da Cunha (que, com Nova Pádua, trabalha pela conquista da Indicação ‘Altos Montes"), em Garibaldi e nas IGs de Pinto Bandeira e do Vale dos Vinhedos. Eles também reuniram-se com pesquisadores atuantes nas áreas de Indicações Geográficas e zoneamento vitivinícola das universidades de Caxias do Sul (UCS) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas.

Os argentinos tiveram como anfitrião principal, no Brasil, o coordenador do programa de desenvolvimento de Indicações Geográficas para Vinhos e Espumantes da Serra Gaúcha, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Jorge Tonietto. A interação, que culminou com a vinda dos profissionais do INV para a região, foi fortalecida a partir da participação do pesquisador no concurso de vinhos Vinandino 2011, realizado em Mendoza, Argentina, em setembro.

O que é uma "IG"

Indicação Geográfica é "a identificação de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país, quando determinada reputação, característica e/ou qualidade possa(m) ser vinculada(s) essencialmente a esta sua origem particular. Em suma, é uma garantia quanto à origem de um produto e/ou suas qualidades e características regionais". Fonte: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Disponível em http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/indicacao/Folder_contents.

A Rede Terroir

A Rede Terroir, explica o pesquisador Jorge Tonietto, é uma rede de vinhedos comerciais na região vitivinícola da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra monitorados pela Embrapa Uva e Vinho. O objeto deste acompanhamento é a avaliação e caracterização da qualidade da uva e do vinho em diferentes condições de clima e solo das áreas produtivas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72378/visualizar/