Centenas de crianças se divertiram em brinquedos instalados na praça de um dos maiores bairros da cidade
Evento comemora Dia da Criança em Nortelândia
Brinquedos dos mais variados, distribuição de cachorro quente, laranjinhas, algodão doce, brincadeiras e atividades recreativas atraíram centenas de crianças para à Praça Marley Barreto, localizada no Bairro da Ponte, num evento alusivo ao Dia das Crianças, realizado pela prefeitura municipal de Nortelândia em parceria com a Cooperativa Sicredi e o Grupo de Jovens Junac.
Este é o segundo ano consecutivo que a administração municipal promove o dia recreativo para as crianças de todas as idades, proporcionando a elas um dia de lazer e entretenimento. Durante toda esta quinta-feira (10.10), os pequeninos se divertiram ao som de musicas infantis e brincadeiras, entre elas um torneio de futebol infantil.
O prefeito municipal Neurilan Fraga, esteve presente e acompanhou de perto as brincadeiras e peripécias da criançada, oportunidade em que declarou satisfação com a parceria que oportunizou o dia recreativo.
“Essa parceria entre iniciativa privada e poder público é importante para sociedade, e neste caso especifico as crianças que ganharam um dia inteiro cheio de diversão” frisou.
O Sicredi tem sido um dos grandes parceiros da gestão, desenvolvendo ações na área educacional e de desenvolvimento econômico, revelando sua preocupação social no meio em que atua como instituição financeira, fortalecendo assim os laços com a comunidade.
Como surgiu
O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.
A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.
Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.
Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.
Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país. (colaborou Rainer Sousa/Equipe Brasil Escola).
Comentários