Manifestação contra OSS marca Conferência Estadual de Saúde
Antes de iniciar a mesa de discussões da 7ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso, na sexta-feira (14), já se ouviam os gritos da manifestação popular, "Não, não, não, à privatização. Políticas públicas, sim. OSS, não”. Foi nesse clima democrático que a sociedade civil organizada manifestou sua indignação contra a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado pelo Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, no Hotel Fazenda, em Cuiabá, o encontro contou com a participação de delegados dos 141 municípios, estudantes, sindicalistas e representantes de bairros.
Segundo o conselheiro de saúde e representante do Sintep-MT, Orlando Francisco, a conferência tem um peso importante no sentido de colher as aspirações da sociedade. É através delas que a sociedade tem espaço para discutir, propor e aprovar propostas que venham garantir maior qualidade nas políticas públicas. Ele explica ainda que a única desvantagem das conferências está no período em que são realizadas, após a aprovação do Plano Plurianual, onde as medidas de planejamento, os gastos e os objetivos a serem seguidos pelo governo já foram definidos. “Estamos buscando que as próximas conferências sejam realizadas antes da aprovação do PPA. Elas devem andar na mesma sintonia”, finaliza.
Marli Keller, secretária de Formação Sindical do Sintep-MT, lembra que a luta por uma sociedade mais justa e democrática é uma das bandeiras defendidas pelo sindicato. “Além da luta coorporativa, batalhamos por uma saúde pública de qualidade”, afirma ao defender que a educação e a saúde são bens essenciais e devem ser garantia absoluta da sociedade. Marli ainda pontuou a importância de se frear ou até mesmo reverter a atual situação da saúde pública em Mato Grosso. “O sindicato é contra as OSS, lutamos por um SUS democrático com recursos para atender toda a sociedade”.
As Conferências Estaduais e Municipais antecedem a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro de 2011, em Brasília (DF). Os eventos tratam do mesmo tema, que é previamente deliberado pelo Conselho Nacional de Saúde, e são formulados com o intuito de discutir e aprovar propostas prévias que contribuam com as Políticas de Saúde e que serão levadas, posteriormente, para discussão mais ampla durante a Conferência Nacional.
Comentários