Oposição espanhola venceria eleição de novembro, dizem pesquisas
O opositor Partido Popular (PP) espanhol ganharia com uma contundente maioria as eleições gerais de 20 de novembro, segundo duas pesquisas publicadas no domingo pela imprensa local.
Se as eleições fossem agora, o PP obteria 45,5 % dos votos, 15,8 pontos percentuais sobre o governista Partido Socialista (PSOE), indicou uma pesquisa publicada pelo jornal "El País".
No entanto, outra pesquisa divulgada pelo jornal "El Mundo" mostrou uma vantagem do conservador PP de 17,2 pontos percentuais, a maior brecha em favor do partido desde janeiro.
O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, está no poder desde 2004, mas sua popularidade caiu como resultado de uma recessão que levou o desemprego para o nível mais alto de qualquer nação industrializada.
De acordo ambas as pesquisas, o PP, liderado por Mariano Rajoy, garantiria 185 dos 196 assentos no Parlamento de 350 lugares, entregando ao partido um forte mandato.
Segundo os eleitores ouvidos pela Metroscopia em nome do "El País", Rajoy é mais capaz de enfrentar a economia e os mercados e inspira mais confiança que Alfredo Pérez Rubalcaba, o candidato do PSOE.
Comentários