No primeiro dia de competições no Pan-Americano, o Brasil entrou em quadra dez vezes nas quadras de badminton. O resultado foi positivo para os atletas na categoria simples, na qual o Brasil conseguiu cinco vitórias. Já nas duplas, tanto na mista quanto na feminina, a equipe brasileira acabou decepcionando.
Às 11h35 (horário de Brasília), Lohayny Vicente entrou em quadra para enfrentar a dominicana Veronica Vivieca. A jovem atleta, apenas 15 anos, venceu a partida por 2 a 1, com parciais de 21/14, 19/21 e 26/24.
Ainda pela equipe feminina, Fabiana Da Silva sofreu a primeira derrota brasileira no esporte. Ela perdeu por 2 a 0 para a canadense Michelle Li, que bateu a brasileira com as parciais de 21/10 e 21/14.
Daniel Paiola, 89º do mundo e uma das esperanças do Brasil no badminton, estreou contra o venezuelano Luís Camacho. Paiola não teve muita dificuldade e despachou o adversário por 2 sets a 0: parciais de 21/14 e 21/9.
Já na parte da tarde, o Brasil foi representado mais uma vez por Lohaynny Vicente que, pela segunda vez no dia, venceu com facilidade. A segunda vítima da atleta foi a jamaicana Mikaylia Haldane, que perdeu a partida por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/7.
Luiz dos Santos, de 19 anos, foi o segundo representante masculino a entrar em quadra e também o segundo brasileiro a sofrer uma derrota. O atleta caiu diante do canadense Stephan Wojcikiewicz por 2 sets a 0, com um duplo 21/13 para o canadense.
Finalizando a participação masculina na modalidade simples, Alex Tjong venceu o venezuelano Leonardo Uzcategui pot 2 sets a 0, com parciais de 21/6 e 21/8. Pelo lado feminino, a última brasileira a entrar em quadra foi Luana Vicente, irmã de Lohaynny Vicente. Ela também não decepcionou e venceu a venezuelana Leidy Tovar por 2 a 0. Parciais de 21/9 e 21/19.
Duplas perdem
No final da tarde mexicana, as duplas começaram a entrar em quadra. Pelo Brasil, Fabiana da Silva e Daniel Paiola enfrentaram os peruanos Mario Cuba e Lorena Duany e foram derrotados por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 21/19.
Em seguida, foi a vez de Marina Eliezer e Hugo Arthuso serem derrotados pela dupla formada pelos mexicanos Victoria Montero e Andres Lopez. Os donos da casa venceram também por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 22/20.
Finalizando a participação brasileira neste primeiro dia de competição, a dupla feminina formada por Marina Eliezer e Fabiana da Silva entrou em quadra contra as peruanas Lorena Duany e Alejandra Monteverde, que venceram por 2 sets a 0, com dupla parcial de 21/10.
Neste domingo os brasileiros voltam a competir e o destaque vai para o jogo de duplas com as irmãs Luana e Lohayny Vicente, que venceram no individual na estreia.
Saiba mais sobre o badminton:
O esporte se joga com uma raquete especial e um tipo de peteca, podendo ser praticado em partidas simples ou de duplas. A peteca tem uma forma cônica e é formada por 16 penas que estão dentro de uma base de cortiça, coberta por uma pequena capa de couro. O objetivo do jogo é fazê-la tocar na quadra adversária. Apesar de as origens do badminton remeterem ao século XIV, o esporte não fez parte do programa olímpico até a edição de 1992, em Barcelona.
Comentários