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Economia
Sábado - 15 de Outubro de 2011 às 17:48

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Um levantamento realizado pela Sunbelt Business Brokers, franquia de intermediação de negócios, revelou que 15% das pequenas e médias empresas da cidade de São Paulo estão sempre à venda.

De acordo com o master franqueado da Sunbelt no Brasil, Batista Gigliotti, este percentual é baixo ao ser comparado com outros países porque os empresários brasileiros, principalmente os que estão à frente de pequenas e médias empresas, não têm consciência de que seus negócios têm valor.

"Geralmente eles querem somente passar o ponto. Eles não sabem que a sua empresa pode ser vendida e que tem valor. Esta cultura tem de mudar", explica.

Quem vende e quem compra
Entre os motivos que levam os empreendedores a vender os seus negócios estão a mudança de cidade, estado ou país, problemas de saúde, briga com o sócio e falta de recursos para investir no estabelecimento.

Gigliotti explica que, geralmente, quem vende seus negócios no varejo são empreendedores de outras nacionalidades, como portugueses, espanhóis e libaneses, que trabalharam durante anos e não têm alguém da família que assuma o seu lugar, pois os filhos exercem outras profissões, como médicos e advogados.

Já os compradores são pessoas em busca do primeiro negócio ou empresários experientes em busca de novos ramos ou de adquirir o concorrente.

"Às vezes, o empresário é um investidor e está em busca de uma empresa que gere capital para outro negócio. Por exemplo: quem vende comida tem dinheiro todos os dias no caixa, porque o pagamento é feito na hora, já quem tem uma loja de carros, não vende um carro todos os dias. Por isso, ele aproveita e compra outra empresa para gerar capital", acrescenta.

Valores
Em relação sobre quanto a empresa vale, o especialista explica que é analisada uma série de fatores. Segundo Gigliotti, atualmente existem 80 critérios, na Sunbelt são avaliados 13.

Ele exemplifica citando duas padarias que estão uma de frente para outra e que faturam a mesma quantia no mês. Quem analisar somente estes dois critérios provavelmente dará valores de vendas iguais para ambas. Entretanto, ao avaliar o contrato de aluguel, uma tem um contrato de cinco anos e outra de menos, logo o estabelecimento cujo o contrato durará mais tempo tem mais valor.

Para o especialista, esta é uma das vantagens em comprar uma empresa por meio da corretagem de negócios. "Arriscar-se adquirindo qualquer empresa no mercado pode ser um risco, que muitas vezes trará prejuízos para o empreendedor", finaliza.






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