Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 15 de Outubro de 2011 às 06:56

    Imprimir


O iPhone 4S começou a ser vendido ontem nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Canadá, França, Japão e Reino Unido. Ainda não existe previsão de lançamento no Brasil. Como já é tradicional nos lançamentos da Apple, milhares de consumidores fizeram fila em várias partes do mundo.

Steve Wozniak, cofundador da Apple, foi o primeiro da fila na Apple Store de Los Gatos, na Califórnia. Ele chegou à loja na quinta-feira à tarde e comprou um iPhone 4S branco.

Em entrevista ao blog TechCrunch, Wozniak disse "temer um pouco" pelo futuro da empresa que fundou com Steve Jobs. Ele criticou a forma como o iPhone 4S foi apresentado, com destaque a características técnicas, como o processador de dois núcleos e as antenas separadas.

A maioria das pessoas não quer saber disso. Na sua opinião, seria melhor se a empresa tivesse falado que o novo modelo é mais rápido e tem recepção melhor. "Coisas humanas, e não técnicas", como fazia Jobs.

Wozniak acrescentou que, com esse foco em melhoras técnicas, a Apple corre o risco de se tornar uma empresa como a Sony. "Steve dizia que o mais difícil era decidir que funcionalidades ficariam de fora", disse Wozniak. "Criar produtos simples e belos."

O cofundador da Apple esperou a abertura da loja sentado numa cadeira enquanto dedilhava um iPad branco e tomava refrigerante. Já virou um costume seu, conforme contou para a CNN. Ele poderia ver e ter qualquer produto antes do lançamento oficial, mas não quer estragar a surpresa. "Quero ter o meu junto com os outros milhões de fãs. Só quero conseguir falar no meu telefone", disse.

A presença ilustre vira atração. Fãs vêm tirar fotos e pedir para que Wozniak autografe seus iPhones, iPods e iPads. Muitos também dão seus pêsames pela morte de Steve Jobs.

Jobs morreu na semana passada, depois de sofrer durante anos de um câncer pancreático. Sua morte acabou incentivando as vendas do iPhone 4S, que foi mal recebido em seu lançamento, por ser muito parecido com o modelo anterior. O iPhone 4S foi anunciado pelo presidente da Apple, Tim Cook, um dia antes da morte de Jobs.

Expectativa

As filas que se formaram ontem em frente a lojas da Apple - e a expectativa de que a procura pelo iPhone 4S continue alta - geram previsões de venda que ultrapassam os números do iPhone 4, que atingiu a marca de 1,7 milhão de unidades comercializadas em seu primeiro fim de semana no mercado em 2010.

Enquanto alguns veem o novo smartphone da Apple alcançar de 2 milhões a 3 milhões de unidades vendidas neste fim de semana, o analista Carl Howe, do Yankee Group, acredita que 4 milhões de aparelhos sairão das prateleiras nesse período, segundo a Bloomberg.

Essas previsões mostram que a criticada decisão da Apple de lançar um iPhone 4 aprimorado, em vez de um smartphone com novo design, não afeta as vendas. A Bloomberg recorda que o analista Gene Munster, do banco de investimento Piper Jaffray, estimou a venda de 25 milhões de iPhones 4S neste trimestre.

O aparelho tem processador duas vezes mais rápido que o do iPhone 4, bateria com duração de oito horas de conversa na rede 3G (14 horas na 2G) e capacidade para reprodução de 10 horas de vídeos.

O design é semelhante ao do iPhone 4, o que frustrou a expectativa dos que aguardavam um design totalmente novo. A ausência de novidade na parte externa foi motivo de muitas críticas que se espalharam pela web, e o mercado financeiro também não se empolgou no dia do anúncio.

Mas, mesmo assim, 1 milhão de iPhones 4s foram encomendados apenas no primeiro dia em que o telefone esteve disponível para pré-venda - mais que os 600 mil iPhones 4 pedidos no dia em que foram liberadas as encomendas em 2010.

Análises mostram, porém, que o número não é tão impressionante se consideradas a falha no site da Apple e da operadora AT&T, no ano passado, e as 90 novas operadoras que agora distribuem o iPhone. (Camilo Rocha e Nayara Fraga, com agências internacionais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72616/visualizar/