Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 12 de Outubro de 2011 às 18:44
Por: Vivian Lessa

    Imprimir


Marcelo Feitosa
Combate ao incêndio que ameaça a Estação Ecológica de Taiamã
Combate ao incêndio que ameaça a Estação Ecológica de Taiamã

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Cuiabá foi solicitada para dar apoio aos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em combate ao incêndio florestal no Pantanal que ameaça, já há oito dias, a Estação Ecológica de Taiamã, no município de Cáceres, localizado a 250 quilômetros de Cuiabá. "O reforço solicitado indica que as chamas ainda não foram controladas", explica o cabo Edicarlos de Souza Teodoro, da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Cáceres em entrevista ao G1.

Conforme ele, cinco bombeiros estão a caminho da área incendiada, onde o primeiro foco foi identificado quarta-feira (5). Na quinta-feira (6), os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), alertaram para a mesma ocorrência. Teodoro acrescenta que os bombeiros usarão, a princípio, bombas costais e abafadores. "A equipe irá analisar se há necessidade de utilizar outros tipos de equipamentos".

Segundo o analista ambiental e gerente do fogo do ICMBio, Marcelo Leandro Feitosa de Andrade, 12 brigadistas, integrantes da Estação Ecológica de Taiamã-MT e da Estação Ecológica da Serra das Araras-MT e outros servidores do ICMBio, iniciaram o combate ao fogo na segunda-feira (10). "O fogo está sendo combatido principalmente com o uso de “motobombas flutuantes” e motobomba “Mark 3” tipos de bombas que extraem água diretamente do Rio Paraguai e de lagoas próximas ao incêndio".

Ele ressalta que o incêndio atinge uma região a margem direita do Rio Paraguai e os focos se estendem por aproximadamente 15 quilômetros. Não há informações precisas da área atingida pelo incêndio, mas a estimativa é que compreenda entre cinco mil a sete mil hectares. Andrade aponta que a dificuldade no combate de queimadas em regiões pantaneiras é o acúmulo de fogo embaixo da vegetação





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72915/visualizar/