Jovens encapuzados fazem novas barricadas na capital do Chile
Grupos de jovens encapuzados montaram barricadas e impediram o trânsito em vários pontos do centro de Santiago do Chile na manhã desta terça-feira, o que gerou um grande congestionamento de veículos em plena hora do rush.
Os primeiros conflitos aconteceram nas proximidades da Universidade de Santiago, no extremo oeste da principal via da capital, onde cerca de 20 jovens destruíram o mobiliário urbano e atearam fogo em pneus na calçada.
Pouco depois também foram registrados confrontos no bairro da Providência, nos arredores do Liceo José Victorino Lastarria, que foi palco, semanas atrás, de choques com a polícia.
Estes grupos minoritários protagonizaram distúrbios com certa frequência nas últimas semanas, apoiados no conflito que os estudantes mantêm há cinco meses com o governo de Sebastián Piñera.
Os estudantes pedem educação gratuita para todos, mas o governo só a aceita para os alunos menos favorecidos financeiramente. Estas divergências levaram, na semana passada, à interrupção do diálogo entre as partes, sem que até o momento se encontre uma solução para o conflito.
Comentários