Quadrilha instalou dispositivo em caixa eletrônico, no Pantanal; pelo menos 100 cartões seriam clonados
PM flagra esquema de roubo de senha em shopping
Policiais militares do 3º Batalhão prenderam, em flagrante, os golpistas Francisco Valdônio Oliveira, 26, e Amadeu Camelo Júnior, 22, que haviam instalado um dispositivo eletrônico do capturas de senha – o chamado “chupa-cabra” – num caixa eletrônico do Banco Santander, instalado no Pantanal Shopping Center, em Cuiabá.
A prisão ocorreu na noite de ontem (10), por volta das 22h30, após a dupla retirar o equipamento, que consiste num celular que filma as senhas e num aparelho de capturas dos dados do cliente, além da frente do caixa.
Assim que colocaram o equipamento na maleta, os dois foram detidos por PMs do Serviço de Inteligência, que haviam monitorado também a instalação do dispositivo.
Os PMs estavam acompanhando o movimento da quadrilha – são mais dois integrantes que ainda não foram localizados –, por meio do circuito interno de segurança do shopping.
Segundo os policiais, um dia antes, eles instalaram o chupa-cabra, tempo suficiente para a captura de mais de 50 senhas e dados de cartões de saques.
Com esses dados, eles clonavam o cartão e faziam saques em cidades de outros Estados. A vítima só iria descobrir quando fazia a movimentação.
Horas antes da prisão, os dois foram vistos na praça de alimentação do shopping, conversando várias vezes pelos celulares. De lá, passavam sempre em frente ao caixa eletrônico, se revezando com os demais integrantes do bando.
Por volta das 22h30, eles foram até o caixa, retiraram o chupa-cabra e o colocaram numa maleta. Na saída, foram presos.
Na maleta, havia vários celulares e outros objetos. Os PMs calculam que evitaram que mais de 100 pessoas fossem vítimas do golpe eletrônico.
Na checagem, os policiais descobriram que Francisco Oliveira está com prisão preventiva decretada pela Comarca de Recife (PE), também pelo crime de furto e estelionato.
Na manhã desta terça-feira (11), a dupla foi levada para a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil, onde será autuada em flagrante por estelionato e tentativa de furto.
Comentários