A necessidade da renovação da sinalização horizontal do aeroporto foi apontada no relatório anual da Anac
Sinalização horizontal do aeroporto de Ji-Paraná/RO é renovada
Atendendo determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) está revitalização a sinalização horizontal (pintura) do Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná (RO). A empresa contratada para executar o serviço encerrou a renovação da sinalização na pista de pouso e decolagem, na pista de táxi e no pátio de aeronaves.
O serviço foi inspecionado na última quinta-feira (6) pelo engenheiro fiscal do DER, Almir Campelo, que afirmou que o trabalho está dentro das exigências da Anac. Segundo ele, o contrato prevê também a revitalização da pintura de acesso da área de serviço, por onde passa o caminhão de abastecimento de aeronaves. "A previsão é que até a próxima semana a empresa encerre os trab alhos", disse.
O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, explicou que a necessidade da renovação da sinalização horizontal do aeroporto foi apontada no relatório anual da Anac. "O governador Confúcio Moura afirmou, em várias oportunidades, que o Governo é parceiro da Anac e que vai cumprir todas as exigências, haja vista que a segurança dos passageiros está em primeiro lugar", destacou Mosquini.
Para o diretor-geral do DER, a renovação parece um trabalho simples, mas é de extrema importância. "Passam cerca de 100 mil pessoas pelo aeroporto de Ji-Paraná ao ano, por isso temos a responsabilidade de manter a pista de pouso e decolagem sempre nas melhores condições", justificou Mosquini.
Segundo o diretor-Administrativo do Aeródromo, Antonio Carlos Crevelaro, a pista do José Coleto tem 1.800 metros que precisam de manutenção constante. "O DER já esteve aqui, em setembro, fazendo manutenção em trechos da pista que precisavam de reparos na capa asfáltic a. Sem contar o trabalho de limpeza nas adjacências que é feito sempre que necessário", destacou Crevelaro.
Inaugurado em 1978, o José Coleto ocupa uma área de 1.500 hectares e já passou por duas reformas. Ano passado passaram por ele 97 mil passageiros, sendo 49 mil embarques e 48 mil desembarques. O DER também é responsável pela manutenção do aeroporto da Capital do Café, Cacoal, onde ainda não há vôos comerciais, mas, no entanto está apto a receber aeronaves de até 215 passageiros e um fluxo de até 100 mil pessoas/ano, segundo parecer da Anac.
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