Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 10 de Outubro de 2011 às 09:33

    Imprimir


Conhecer a primeira Capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade, localizada a 562 km de Cuiabá, foi a aventura realizada pelos premiados na 2ª edição do Concurso Mama África, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). A cultura regional, as belezas e pontos turísticos da cidade foram explorados por mais de 30 alunos da Escola Estadual Nove de Julho, do município de Água Boa, a 736 km de Cuiabá, segundo colocado no concurso com o tema “Vozes d"África: Leitura e Escrita - Experiências Transformadoras”.

Para Edna Bernardo da Silva, diretora do polo regional Oeste III do Sintep/MT, e Silvana Silva de Jesus, 1ª secretária do Sintep/MT,  foi um dia inteiro de muita diversão e conhecimento. Logo pela manhã, os alunos visitaram as comunidades Retiro e Boqueirão, localizadas no quilombo Acorebela, distantes 25 km do centro de Vila Bela. Lá, eles conheceram a residência da senhora Ângela Moraes, presidente da Associação Rural dos Remanescentes de Quilombos (ASSORREQ).

A visita também se estendeu até a residência de dona Sebastiana, moradora de Vila Bela que, aos 85 anos, recebeu o grupo de estudantes em sua casa de alvenaria. “Na oportunidade, ela também nos mostrou a antiga residência, uma casa de barro batido coberto com folhas de babaçu”, comentou Edna Bernardo.

Os alunos visitaram as ruínas da antiga Igreja Matriz. Com mais de 200 anos de existência, é um dos pontos históricos que mais chamam atenção pela grandiosidade. Os estudantes visitaram ainda o museu arqueológico e o rio Guaporé.

O professor e coordenador do projeto, Waldiney Santana da Costa, destacou a importância de estar em contato com o povo e a cultura de Vila Bela. “Trabalhar com a cultura africana, por meio do projeto Mama África, possibilitou aos alunos uma maior construção da identidade brasileira, além do ganho cultural”. Ele ressaltou também que os alunos passaram a valorizar ainda mais a cultura negra, isso porque o município de Água Boa tem uma predominância sulista.  

A escola Zeferino José de Mattos, de São José dos Quatro Marcos, a 343 km de Cuiabá, primeiro lugar no concurso, visitou o município de Vila Bela, no início de setembro. A coordenadora do projeto, Neusa Maria de Oliveira, enxerga no Mama África uma forma de valorização da cultura africana, além da contribuição à cultura brasileira. “Uma parte dos alunos que visitou Vila Bela é do município ou já o conhece. Mesmo assim, retornar às terras quilombolas é muito significante para os jovens, pois resgatam valores que fazem parte da nossa história”.

Sobre o concurso: Em sua 2ª edição, a exposição dos projetos ocorreu entre os dias 15 e 20 de novembro de 2010, na comunidade escolar. Com o tema "Integrando nossas origens e implementando a Lei 10639/03", a iniciativa visa incentivar a inclusão do ensino de História da África e da Cultura Afro nos currículos, matrizes curriculares das unidades escolares e no Projeto Político Pedagógico (PPP).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/73252/visualizar/