Sérgio afirma que a eleição para prefeito de Cuiabá passa pelo PR
O deputado e apresentador de TV Sérgio Ricardo disse estar seguro de que a eleição do futuro prefeito de Cuiabá passa necessariamente pelo PR, do qual ele próprio se apresenta como pré-candidato. Na avaliação do parlamentar, o partido tem nomes fortes capazes de encabeçar chapa. Preferiu, por outro lado, não mencionar outras alternativas republicanas à sucessão do prefeito Chico Galindo (PTB).
Sérgio ponderou que seu nome está à disposição do PR. Lembra ter sido o deputado estadual mais votado em Cuiabá nas urnas do ano passado, quando chegou a 47 mil votos dos cuiabanos. Em 2004, quando concorreu a prefeito pelo PPS, Sérgio não se elegeu, mas garantiu 25% dos votos válidos. "O PR tem força eleitoral e estamos inseridos nesse processo". A sigla conta hoje com a maior bancada na Assembleia, com 7 deputados e, na Câmara de Cuiabá, com 2 vereadores.
Mesmo a um ano das eleições, Sérgio avalia que a tendência é de uma disputa acirrada e do pleito ser decidido em segundo turno, a exemplo do que aconteceu em 2008, quando o tucano Wilson Santos derrotou o empresário Mauro Mendes, na época no PR e hoje no PSB.
Sérgio vem de uma carreira política "meteórica". Começou como vereador pelo PMN e passou pelo extinto PFL, PPS e é uma das lideranças da agremiação republicana. Com dois anos de mandato de vereador, ele já conquista cadeira de deputado. Está no terceiro mandato. Seus votos mostram ascensão a cada pleito. Ele já presidiu a Assembleia e hoje responde como primeiro-secretário, o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora. Também ocupou cadeira de governador por uma semana. Mantém a popularidade em todo o Estado com ajuda de um programa de TV que apresenta diariamente na Cidade Verde (Band).
Perguntado sobre rumores de que seria indicado para o cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o que o forçaria a deixar a militância política, Sérgio garante que isso está fora de cogitação, tanto que não há perpsctiva de se abrir vaga no Pleno do TCE pelos próximos anos.
Pré-candidaturas
Com o prazo de filiações vencido para aqueles que desejam concorrer à sucessão municipal no próximo, os partidos se articulam agora para viabilizar projetos majoritários. O PR aposta na pré-candidatura de Sérgio. O PMDB conta com o empresário Dorileo Leal, assim como o PSB em relação a Mauro Mendes, que disputou e perdeu para prefeito, em 2008, e para governador, no ano passado. O PT inseriu no debate o nome do vereador Lúdio Cabral, da mesma forma o PSDB com o deputado estadual Guilherme Maluf. Agora, surge o recém-criado PSD, com possibilidade de lançar a prefeito o ex-deputado Carlos Brito, enquanto o DEM promove o nome do seu novo filiado Roberto França.
Comentários