Aos 24 anos, o alemão se tornou o piloto mais jovem a se sagrar bicampeão da categoria
Bicampeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel celebra "ano fantástico"
Bicampeão da Fórmula 1 neste domingo, Sebastian Vettel celebrou seu "ano fantástico" após ficar em terceiro lugar no GP do Japão e garantir o título da temporada com quatro corridas de antecedência. Aos 24 anos, o alemão se tornou o piloto mais jovem a se sagrar bicampeão da categoria.
"Tivemos um longo e fantástico ano", comemorou Vettel, que agradeceu o apoio da equipe Red Bull. "Quero agradecer a todos os homens e mulheres da fábrica em Milton Keynes [Inglaterra], porque não fomos apenas nós aqui que nos esforçamos bastante", disse o alemão, que contou com uma ajuda extra da equipe no sábado.
Após perder um pedaço da asa dianteira, no treino de sexta-feira, Vettel contou com novo componente encomendado de última hora na fábrica da Inglaterra. A nova asa chegou ao circuito de Suzuka a apenas 30 minutos do início do treino classificatório. A ajuda lhe valeu uma nova pole position no sábado.
O primeiro lugar no grid, porém, não facilitou a vida do piloto neste domingo. "A corrida de hoje foi difícil. Não estávamos tão rápidos quanto gostaríamos nos pneus macios e foi por isso que perdemos duas posições. Mas obtivemos um grande resultado, suficiente para garantir o título e agradecer a equipe".
Sem mostrar o mesmo ritmo das últimas provas, Vettel perdeu posições para Jenson Button, vencedor da corrida, e Fernando Alonso, na saída de duas paradas nos boxes. Mas, mesmo com o título garantido com sua terceira posição, o alemão revelou que não pensou no bicampeonato e brigou pela vitória em Suzuka até o fim.
"Vou ser bem honesto: não estava pensando no campeonato. Estava tentando me aproximar de Fernando [Alonso]. Estava tão faminto pela vitória como das outras vezes, tentando tudo o que podia para me aproximar deles", admitiu Vettel, que raras vezes nesta temporada viu os rivais apresentarem ritmo tão competitivo quanto o dele.
A reduzida diferença entre ele, Button e Alonso pôde ser verificada logo na largada, quando Vettel precisou jogar o carro sobre o inglês para assegurar a primeira colocação. Ao fim da corrida, o bicampeão assegurou que não viu o rival no seu lado direito.
"Eu realmente não o vi. Pensei que ele podia estar tanto na direita quanto na esquerda. Vi apenas Lewis [Hamilton] e achei que estava fazendo uma boa largada. Por isso, me mantive na direita. Só percebi que tinha exagerado na manobra quando vi Button na direita. Obviamente, não tive qualquer intenção de causar perigo a ele", explicou o mais novo bicampeão da Fórmula 1.
Comentários