Palestras vão capacitar profissionais de Ciências Agrárias
O Seminário ‘Semana da Agronomia’ promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rondonópolis (Aeagro), nos dias 13 e 14 de outubro abordará temas técnicos e as atualidades das ciências agrárias e à formação profissional, além de promover importantes debates sobre a agricultura na região. O evento reunirá pesquisadores, profissionais, acadêmicos e produtores rurais.
No primeiro dia o professor doutor Mário Zortéa Antunes Junior vai proferir a palestra ‘Fisiologia Vegetal na Agricultura Moderna’. Segundo Zortéa, a fisiologia vegetal é responsável por estudar os fenômenos vitais que ocorrem nas plantas, bem como as respostas das mesmas às variações que ocorrem no meio ambiente. “Embora vista com certo receio por parte do meio agronômico, a fisiologia vegetal é base para o entendimento das mais diversas áreas da agronomia, estando envolvida diretamente na busca por respostas das dúvidas e questionamentos que circundam o meio agronômico”, explicou.
Fechando o primeiro dia, o gerente técnico e de regulamentação estadual da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Luis Carlos Ribeiro abordará o tema ‘Desenvolvimento de Produtos – Da Molécula a Formulação’. Ribeiro irá mostrar a necessidade da geração de alimentos no mundo, aumento da produtividade no Brasil, os problemas de logística, produzir com responsabilidade, controle de pragas (alvos biológicos que causa danos econômicos), defensivo agrícola químico como uma das ferramentas no Manejo Integrado de Praga, desenvolvimento de uma nova molécula de defensivo químico e como ela chega ao mercado e além das Legislações e Registro de defensivos no Brasil, classificação toxicológica, leitura de rótulo e bula.
No segundo dia o especialista em plantas daninhas, engenheiro agrônomo, Walter José S. Buzatti, que proferirá sobre ‘Resistência das Plantas Daninhas aos Herbicidas’. A resistência das plantas daninhas aos herbicidas e um fenômeno que vem ocorrendo a muitos anos, os primeiros casos foram registrados na década dos anos 60. Atualmente é grande preocupação a nível internacional, segundo a FAO as perdas de rendimento das culturas devido à presença de plantas daninhas resistentes são tidas como uma ameaça para aumento da produção de alimentos no mundo. Encerrando o evento a coordenadora técnica do Laboratório de Nematologia da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Neucimara Ribeiro, abordará os riscos do fitonematóides.
O seminário será realizado na sede social da Aeagro, na rua São Paulo no Bairro Monte Líbano, a partir das 17h30. A taxa de inscrição será de R$ 10 para associados e estudantes de agronomia e para não associados R$ 20. Outras informações pelo telefone: (66) 3423-5524.
Comentários