Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Outubro de 2011 às 16:04

    Imprimir


Em setembro, o volume de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SP/CDL Cuiabá), que é um dos indicadores de mercado, aumentou 7,68% em comparação a igual mês do ano passado. No acumulado em nove meses o crescimento observado foi 12,76% superior ao mesmo número de meses de 2010.

“No interior do estado, o incremento deste setembro frente ao mesmo mês do ano passado foi de 9,68%. E no acumulado até o 9º mês, o interior apresentou salto de 7% no número de consultas. Em todo o estado o incremento foi de 8,84% em relação ao nono mês do ano passado e de 9,43% no acumulado”, aponta Nelson Soares, diretor executivo da CDL Cuiabá.

Números positivos - Soares lembra que “os números mostram que o Setor de Comércio continua em expansão no estado, apesar dos agravantes do momento da economia nacional, como a inflação fora da meta e a alta dos juros”. Para o Dia das Crianças estes resultados confirmam as boas perspectivas positivas, de “10% de incremento”.

Outros índices que dão bases à economia regional, mesmo sendo de outros segmentos, igualmente se somam nestas previsões de crescimento. De acordo com o último relatório do Instituto Mato-grossense de Agropecuária (IMEA), a estimativa da área cultivada com a safra de soja 2011/2012 está em 6,63 milhões de hectares no Mato Grosso. Na comparação com a safra 2010/2011, de 6,41 milhões de hectares, a área estimada é 3,4% superior.

“Em muitas cidades mato-grossenses, e no Estado de maneira geral, o Comércio é movimentado também pela geração de renda e trabalho nos segmentos agrícolas”, lembra o diretor da CDL, apontando que no último Levantamento Sistemático da Produção Agrícola todas as regiões brasileiras denotam crescimento, ficando o Centro Oeste com acréscimos de 6,3% e Mato Grosso respondendo pela vice-liderança. “Podemos dizer que ainda estamos colhendo os bons resultados de crescimento na safra 2010-2011 e mesmo no caso de alguns apontamentos de alguma redução percentual de resultados, o avanço significativo nos anos anteriores dão boa estabilidade à economia regional”.






Comentários

Deixe seu Comentário