Conmebol define pendência e barra 7 brasileiros na Libertadores
A Conmebol definiu que, se o Vasco ou qualquer outro time que já tenha vaga na Libertadores por torneio nacional conquistar a Copa Sul-Americana, a vaga dada na Libertadores-2012 ao campeão do torneio será repassada ao vice-campeão.
"Levamos o tema para a última reunião da Conmebol e ficou definido que o vice, nesse caso, fica com a vaga", afirmou Nestor Benítez, porta-voz da Copa Sul-Americana, à Folha.
A situação, no entanto, pode gerar situações curiosas. É possível, por exemplo, que Vasco e São Paulo fiquem entre os três primeiros colocados do Brasileiro (estão hoje no Top 3 do Nacional) e que façam a final da Copa Sul-Americana. Nesse caso, segundo Benítez, o terceiro colocado da Copa Sul-Americana ficaria com a vaga na Libertadores.
"É mérito esportivo, se não for o segundo colocado, será o mais bem colocado que não tiver vaga ainda na Libertadores", disse Benítez. Só que na Copa Sul-Americana não há uma disputa de terceiro lugar. Ou seria analisada a melhor campanha dos semifinalistas derrotados ou poderia ser criado um confronto de última hora entre esses dois clubes valendo vaga na Libertadores, sendo que isso é quase impossível por conta do calendário. A decisão da Copa Sul-Americana será no dia 14 de dezembro.
Além do Vasco, o Vélez Sarfield, da Argentina, já tem vaga na Libertadores do ano que vem e pode ganhar a Sul-Americana deste ano. É possível ter uma fase semifinal, por exemplo, com Vélez Sarsfield x São Paulo e Vasco x Flamengo e esses quatro clubes terminarem o ano com vaga na Libertadores por torneios nacionais. Nessa hipótese, segundo o que foi definido pela Conmebol, o quinto colocado da Sul-Americana herdaria a vaga originalmente oferecida ao campeão do torneio.
O Coritiba, vice-campeão da Copa do Brasil, apostava que poderia ficar com a vaga na Libertadores se o Vasco vencesse a Copa Sul-Americana. A intenção da Conmebol, porém, é não dar nunca mais de seis vagas para um país na Libertadores. Argentina e Brasil contam normalmente com cinco clubes cada um na competição. Quando um desses países conquista a Libertadores, como é o caso agora do Brasil com o Santos, seis clubes representam o país na competição continental. Já no ano passado foi definido que, no caso de um time brasileiro ganhar a Copa Sul-Americana, fica com a vaga que seria dada ao quarto colocado do Campeonato Brasileiro.
Comentários