Pedro Taques representa Brasil na ONU
O senador Pedro Taques (PDT-MT) irá representar o Brasil na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece em Nova York, EUA. Junto com outros representantes do Congresso o senador de Mato Grosso irá participar de comissões com temas sociais, econômicos e políticos como observador parlamentar, representando a alta Câmara Brasileira.
O evento acontece durante todo o mês de outubro, sendo os debates separados em seis assuntos macros: comissão de desarmamento, comissão de temas econômicos e sociais, comissão de direitos humanos, comissão de descolonização e outros temas políticos, comissão de orçamento e administração das Nações Unidas e comissão de direito internacional. O senador participará de nove dias de programação. Também participam da Assembleia a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
A abertura oficial da programação foi no dia 21 de setembro, com discurso da presidente da República Dilma Rousseff (PT). Tradicionalmente o Brasil inaugura a Assembleia Geral por ter sido o primeiro país a aderir a entidade internacional, em 1945. Por ser a primeira mulher no comando do Brasil, foi também a primeira vez que uma voz feminina fez o discurso de abertura da Assembleia.
Pedro Taques chega em Nova York nesta quinta-feira a noite e volta na próxima sexta-feira, dia 14. Ele irá participar da reunião “financiamento ao desenvolvimento” da comissão de assuntos econômicos e sociais. Na comissão de Direitos Humanos o senador irá participar das reuniões sobre responsabilidade criminal de funcionários e especialistas das Nações Unidas em Missão; Alcance e aplicação do princípio da jurisdição universal; e programação das Nações Unidas de Assistência ao ensino, estudo, disseminação e apreciação mais ampla do Direito Internacional.
Comentários