Proposta de Silval é evitar atrasos que prejudiquem ações voltadas para a Copa de 2014
Governador formaliza Secopa e assume controle de obras
O governador Silval Barbosa (PMDB) sancionou, sem vetos, o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que extinguiu a Agecopa (Agência Estadual de Execução de Projetos para a Copa do Mundo) e criou a Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo).
A nova pasta será diretamente vinculada ao gabinete do Executivo e vai coordenar todas as ações voltadas a participação de Cuiabá na Copa do Mundo de 2014.
Assim, Silval planeja exercer mais controle e impedir que divergências políticas atrapalhem o andamento das obras, pois eventuais atrasos prejudicam a imagem de Mato Grosso nos cenários nacional e internacional.
Conforme o decreto publicado no DOE (Diário Oficial do Estado), que circula nesta segunda-feira (3), a Secopa tem a competência de planejar, executar, fiscalizar e coordenar projetos do Estado destinados a concretizar ações estabelecidas no termo de compromisso assinado com a Fifa.
Na prática, a Secopa vai conduzir as obras do Estádio da Arena Pantanal e ser responsável por obras estruturais, como a construção do Fan Park, que vai funcionar na Avenida Beira-Rio, na atual sede da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso).
Também serão atribuições da nova pasta as obras de mobilidade urbana, que envolvem a duplicação das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, e a execução do projeto do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho), que vai operar em dois trechos de transporte coletivo urbano - são CPA/Aeroporto e Coxipó/Centro.
No total, serão 50 cargos, com a estrutura sendo liderada por um secretário titular e quatro secretários-adjuntos. Na lista de função comissionada autorizado pelo Estado, ainda está a criação de um cargo de chefe de gabinete, 42 cargos de assessores e duas funções de pregoeiro.
Pelo decreto, todas as ações de marketing da Copa do Mundo serão administradas e executadas pela Secom (Secretaria de Estado de Comunicação), chefiada pelo jornalista Osmar Carvalho.
A expectativa é que o governador Silval Barbosa anuncie, até quarta-feira (5), o nome dos integrantes da Secopa. Já está certa a indicação do defensor público Djalma Mendes, que conduz o processo de desapropriação de imóveis em Cuiabá e Várzea Grande, necessárias para as obras de mobilidade, para uma das secretarias adjuntas.
Também já é dada como certa a indicação de Eder Moraes para o comando da nova pasta. Outro nome da Agecopa que Silval avalia aproveitar é Yenês Magalhães (ex-diretor de Planejamento), pelo seu elevado conhecimento técnico em obras de mobilidade urbana.
Comentários