Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 03 de Outubro de 2011 às 10:56
Por: Gláucio Nogueira

    Imprimir


Ilustração

A cada 3 dias, 1 jovem morre de forma violenta emCuiabá, sendo 89,3% do sexo masculino e 90% com idade entre 15 e 24 anos. Os números fazem parte do estudo elaborado pela mestranda do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Karla Fonseca de Matos e deixam claro a evolução nos casos demortes violentas que atinge o ápice exatamente nesta faixa etária.

Das 131 mortes de jovens registradas em 2009 pelo Instituto Médico Legal (IML) da Capital, 66,4% foram causadas por homicídios, suicídio ou lesão corporal e o restante por acidentes. Os dados alarmantes mostram que muito precisa ser feito para conter a escalada da violência. “É possível notar que até os 10 anos de idade predominam os acidentes e, a partir daí vai crescendo o número de vítimas de violência de forma assustadora”, diz Karla Matos.

Segundo o coordenador do Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e Cidadania (NIEVCi) da UFMT, sociólogo Naldson Ramos da Costa, diversos fatores explicam a alta mortandade mas a falta de lares estruturados e a baixa escolaridade,combinados, criam um perigoso grupo de risco.




Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74214/visualizar/