Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 01 de Janeiro de 2014 às 10:39

    Imprimir


Mais de três milhões e meio de brasileiros que trabalhavam na informalidade ou eram autônomos, agora são microempreendedores individuais. Com o pagamento de cerca de R$ 40, eles quitam os impostos e têm os direitos previdenciários garantidos.



 
A cabeleireira, Linda Nunes Coelho não perdeu tempo. Se tornou microempreendedora individual e ganhou um CNPJ. “Eu tive acesso a máquina de cartão, a produtos profissionais que se eu não tivesse CNPJ seria dificil adquirir", diz a cabeleireira.



 
Ela conta como se organiza para não esquecer a contribuição. “Eu imprimo todos, guardo numa pasta e todo mês naquela data faço pagamento da mensalidade daquele mês. Então não tem como esquecer ou ficar esperando boleto”, explica.



 
No entanto, milhares de microempreendedores individuais não conseguem pagar a contribuição todo mês: 54% estão inadimplentes. Quem não regulariza a situação, acaba perdendo os benefícios da Previdência Social.



 
O Sebrae fez uma pesquisa para saber quais são as dificuldades:



 
44% alegaram falta de dinheiro



 
25% dificuldade para tirar a guia de pagamento na internet



 
18% não sabiam que tinham que pagar



 
13% esqueceram



 
De acordo com a Receita Federal, para ficar em dia, é possível programar pela internet pagamento de mais de uma parcela por mês.



 
O gerente de políticas públicas do Sebrae diz que o governo federal promete para o ano que vem enviar os boletos para as casas dos microeempreendedores individuais, mas como ainda não tem data certa, não dá pra esperar.



 
“O bom empreendedor não espera, ele faz acontecer. O mais importante é passar a pagar e manter a regularidade dos pagamentos para ter pleno acesso aos beneficios, que é o que todo mundo espera”, alerta Bruno Quick, gerente políticas públicas Sebrae nacional.




Fonte: DO G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/743/visualizar/