Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Domingo - 02 de Outubro de 2011 às 06:42
Por: KATIANA PEREIRA

    Imprimir


MidiaNews/PF
Delegado Severo (destaque) explicou com o tráfico fazia o transporte da droga pela mata, na fronteir
Delegado Severo (destaque) explicou com o tráfico fazia o transporte da droga pela mata, na fronteir

Uma das maiores quadrilhas de traficantes de cocaína de Mato Grosso trazia a droga atravessando a pé a fronteira da Bolívia com o Brasil. Segundo a Polícia Federal, grupos formados por até seis traficantes lotavam mochilas com até 20 quilos de cocaína e andavam, durante toda a noite, os 80 quilômetros que ligam San Matias a Cáceres (225 km ao Oeste de Cuiabá).

O balanço da Operação Noturnos, que desarticulou a quadrilha, foi divulgado na tarde de sexta-feira (30), em entrevista coletiva, na Superintendência da Polícia Federal, em Cuiabá. As informações foram concedidas pelo delegado Joseam Severo, responsável pelas investigações.

Segundo o delegado os traficantes saiam de Cáceres de ônibus até a cidade de San Matias; lá, um grupo de apoio aguardava o bando e fazia a entrega da droga. Os traficantes brasileiros, em sua maioria de Cáceres, ficavam com a responsabilidade de fazer a travessia do entorpecente.

A travessia era feita pelas estradas conhecidas como "cabriteiras", que são vias de chão usadas para driblar as barreiras policiais nas rodovias.

"O grupo tinha todo o apoio necessário. Os traficantes montavam acampamentos de apoio, a travessia chegava a demorar até três dias. Auxiliares levavam comida, água. Havia, inclusive, escolta armada para proteger a droga", revelou o delegado.

Joseam Severo informou que a maioria das pessoas presas em cumprimento aos 41 mandados de prisão é de Cáceres. "Geralmente, são moradores locais. Temos informações de parceiros bolivianos que davam apoio ao grupo", disse.

Na "Operação Noturnos", realizada nesta semana, 25 pessoas foram presas. A Federal busca ainda deter outros 16 traficantes, que estão com os mandados em aberto, entre eles, dois homens que são apontados como líderes da quadrilha.

Não foi precisado o tempo de atuação da quadrilha de tráfico internacional. Os 14 meses de investigações revelaram que o esquema possui, pelo menos, 50 pessoas envolvidas no tráfico internacional de cocaína. Durante as investigações, 390 quilos de entorpecente foram apreendidos.

Operação Noturnos

A Polícia Federal deflagrou a Operação Noturnos nos Estados de Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Espírito Santo, durante a manhã de sexta-feira (30). O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico internacional de cocaína.

Dos mandados cumpridos no Estado, quatro ocorreram em Cuiabá, Campo Novo do Parecis e Cáceres. Na Capital, duas pessoas já estavam presas na Penitenciária Central, em Pascoal Ramos, e receberam novos mandados de prisão.

Em Pinheiros, no Maranhão, duas pessoas já estavam presas e receberam novos mandados. Em Viana, no Espírito Santo, uma pessoa que já estava presa também recebeu um novo mandado de prisão. Já em Mato Grosso do Sul, prisões serão cumpridas em Campo Grande, enquanto em São Paulo, elas ocorreram em Ribeirão Preto.

Uma das pessoas presas já foi indiciada nos inquéritos das Operações Fronteira Branca e Sapiquá e cumpre pena em regime domiciliar. Ela teria morado na Bolívia durante 20 anos, após assassinar um policial em Mato Grosso. Lá, levou um tiro que a deixou paralítica.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74327/visualizar/