Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 01 de Outubro de 2011 às 09:00
Por: RENATA NEVES

    Imprimir


O ex-prefeito Saturnino Masson (PSDB) retoma o poder em Tangará da Serra, por meio de eleição indireta
O ex-prefeito Saturnino Masson (PSDB) retoma o poder em Tangará da Serra, por meio de eleição indireta
O ex-prefeito de Tangará da Serra (239 km de Cuiabá) Saturnino Masson (PSDB) retorna ao comando do município para exercer “mandato tampão” até 31 de dezembro de 2012. Ele e Idail Trubian (PDT) foram eleitos prefeito e vice ontem à noite por meio de eleição indireta.

Dos 10 vereadores que estavam aptos a votar, 7 escolheram Masson para dar continuidade aos trabalhos iniciados pelo prefeito eleito Júlio César Ladeia (PR). O vereador Luiz Henrique Mathias (PTB) recebeu 3 votos, enquanto o bancário Antônio Giovani Stoinski (PCdoB) não recebeu nenhum.

Mais de 1,5 mil pessoas acompanharam a sessão especial de eleição de dentro do Plenário e do lado de fora da Câmara Municipal, por meio de um telão instalado especialmente para a ocasião. Policiais Militares ameaçaram retirar o telão para evitar confusão, mas acabaram voltando atrás e a população pôde acompanhar a sessão até o fim.

A solenidade foi presidida pelo presidente do Legislativo, vereador Miguel Romanhuk (DEM), que até então estava no comando interino da Prefeitura.

Antes da votação, cada candidato teve 15 minutos para expor suas intenções antes do início da votação, que foi aberta. A ordem de fala foi definida por sorteio e Saturnino Masson foi o primeiro a expor suas propostas. Em seguida, falaram Giovani Stoinski e Luiz Henrique Mathias, respectivamente.

O tucano assume o cargo com a promessa de organizar as finanças do município para “retomar os eixos do desenvolvimento”. Masson também promete trabalhar para melhorar os setores de Transporte, Saúde e Educação, além de oferecer incentivos às pequenas, médias e grandes empresas. “Com essa confusão que houve na cidade a prioridade será retomar a ordem”, declarou.

A cerimônia de posse de Masson e Trubian será realizada hoje, às 10h, no prédio do Legislativo Municipal.

A realização de eleição indireta no município foi definida após cassação do prefeito eleito Júlio Cesar Ladeia e seu vice, José Jaconias(PT). Eles são acusados de envolvimento no desvio de recursos promovidos pela contratação irregular da Oscip Idheas, em 2009. Também há uma decisão da Justiça para mantê-los afastados da Prefeitura, no entanto, eles ainda podem recorrer.

A Comissão Especial de Investigação (CEI), que antecedeu a Comissão Processante instalada pela Câmara de Vereadores, apontou que a entidade causou prejuízos de R$ 5,4 milhões aos cofres públicos, além de ter praticado tráfico de influência, nepotismo, supervalorização salarial, entre outros crimes.

Além de Ladeia e Jaconias, foram cassados também os vereadores Celso Ferreira de Souza (DEM), Genilson Kezomae (PR), Haroldo Lima (DEM) e Paulo Porfírio (PR). Eles abriram espaço na câmara para os suplentes Antônio Santos (DEM); Vânia Ladeia (PR), irmã do prefeito cassado; Fábio Pires (PSDB); e Wellington Bezerra (PR), secretário de Esporte da atual gestão.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74415/visualizar/