OAB e AL abrem ação contra advogado preso em motel
O advogado Benedito César Correa Carvalho, 41, preso na noite de ontem (29), no interior de um motel, na saída para Chapada dos Guimarães (MT-251), após denúncias de que teria ameaçado duas mulheres com um revólver calibre 38, irá responder a dois processos: um ético e outro administrativo.
Registrado na Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sob o número 4488, o advogado está em situação regular com o órgão. Ele também é funcionário efetivo da Assembleia Legislativa (AL), conforme MidiaNews apurou.
Por meio da assessoria de imprensa, a Assembleia Legislativa informou que a atitude do advogado, na noite anterior, não condiz com o que se espera de um servidor público, mesmo ele não estando em horário e local de serviço.
Por isso, Carvalho deverá passará por um processo administrativo, que será conduzido pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Legislativo. O processo deverá ser concluído dentro de 60 dias e pode resultar, até mesmo, na exoneração do advogado do cargo público.
Ao MidiaNews, o presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile, afirmou que o órgão não irá se manifestar oficialmente sobre o caso, enquanto não houver concluído um processo ético para apurar a conduta do advogado.
"Já requisitamos cópias dos documentos do caso e vamos instaurar um processo ético, para apurar se houve falta de ética por parte do advogado. Mas, não se pode julgar (a conduta do advogado), sem respeitar seu direito de defesa, senão todo o processo é nulo", disse Stábile.
O presidente da OAB-MT afirmou que as penalidades a serem aplicadas variam de acordo com a gravidade do ato. Caso seja confirmada falta de postura de Carvalho, Stábile afirmou que a lei prevê penalidades que variam de censura e advertência, suspensão e até expulsão (do advogado) dos quadros da Ordem.
O resultado do processo ético deverá sair em seis meses.
O advogado não foi localizado pela reportagem. Na delegacia, logo após pagar a fiança, ele dissera aos policiais que se reservaria o direito de só falar perante o juiz.
Entenda o caso
Conforme o site revelou, com exclusividade, Benedito César Correa Carvalho foi preso na noite de ontem, por volta das 22h30, após policiais militares receberem a denúncia de que ele estava armado com um revólver e ameaçando duas mulheres, uma de 18 e outra de 20 anos.
De acordo com o relato feito pelas garotas à Polícia, elas teriam saído de um bar, localizado no Jardim Petrópolis, em Cuiabá, para um programa com o advogado, a convite dele.
Lá, segundo elas, Carvalho teria entrado em pânico e, embriagado, pegou um revólver e se trancou com uma delas no banheiro. A outra, então, pegou o celular e ligou para um amigo, que acionou a Polícia Militar.
Ao chegarem, os policiais encontraram a arma, um revólver calibre 38, escondido no porta-luvas da picape L 200 do advogado.
Do motel, Carvalho foi levado até o Plantão Metropolitano, onde o delegado plantonista arbitrou fiança, no valor de R$ 2,1 mil.
Feito o pagamento, o advogado vai responder pelo crime em liberdade.
Comentários