Associação dos Agrônomos de Rondonópolis realiza Semana da Agronomia
Nos próximos dias 13 e 14 de outubro a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rondonópolis (215 km de Cuiabá) realizará o Seminário ‘Semana da Agronomia’. Serão dois dias com palestras e discussões que envolvem a temática sobre a temas referentes a profissão, às atualidades das ciências agrárias e à formação profissional, além de promover importantes debates sobre a agricultura na região. O evento reunirá pesquisadores, profissionais, acadêmicos, profissionais e produtores rurais.
De acordo com o presidente da Aeagro, Airton Froeder, o seminário servirá também para marcar as comemorações do Dia do Engenheiro Agrônomo, celebrado no dia 12 de outubro. “A Aeagro tem uma longa história em Rondonópolis marcada pela união da classe. Na oportunidade estaremos premiando como forma de reconhecimento o Agrônomo do Ano”, ressaltou o presidente.
Dentro da programação do evento estão palestras técnicas entre elas está a do especialista em plantas daninhas, engenheiro agrônomo, Walter José S. Buzatti, que proferirá sobre ‘Resistência das Plantas Daninhas aos Herbicidas’. Segundo ele, a resistência das plantas daninhas aos herbicidas e um fenômeno que vem ocorrendo a muitos anos, os primeiros casos foram registrados na década dos anos 60. Atualmente é grande preocupação a nível internacional, segundo a FAO as perdas de rendimento das culturas devido à presença de plantas daninhas resistentes são tidas como uma ameaça para aumento da produção de alimentos no mundo. “No Brasil os casos de plantas daninhas resistentes foram registrados nos anos 90, sendo que o primeiro caso oficialmente confirmado foi com a planta daninha picão-preto (Bidens pilosa) presente em uma lavoura de soja, resistente aos herbicidas inibidores da enzima ASL. A partir deste caso vários outros casos de plantas daninhas resistentes a diversos mecanismo de ação de herbicidas (produtos) foram registrados. Atualmente são registrados mais de 20 casos, muitos deles comuns no estado de MT, como leiteiro (Euphorbia herophylla), picão-preto (Bidens pilosa), capim-colchão e etc.”, esclarece Buzatti.
Completam a programação as palestras, ‘Fisiologia Vegetal na Agricultura Moderna’, com o professor doutor Mário Zortéa Antunes Junior; ‘Desenvolvimento de Produtos – Da Molécula a Formulação’, com o gerente técnico de Regulamentação Estadual da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e por fim a será a palestra ‘Fitonematóides’, com a coordenadora técnica do Laboratório de Nematologia da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Neucimara Ribeiro.
O seminário será realizado na sede social da Aeagro, na rua São Paulo no Bairro Monte Líbano, a partir das 17h30. A taxa de inscrição será de R$ 10 para associados e estudantes de agronomia e para não associados R$ 20. Outras informações pelo telefone: (66) 3423-5524.
Comentários