Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Setembro de 2011 às 09:01
Por: KATIANA PEREIRA

    Imprimir


Eugénia Araújo diz que a Embaixada de Guiné vai cadastrar os estudantes do país que estão no Brasil
Eugénia Araújo diz que a Embaixada de Guiné vai cadastrar os estudantes do país que estão no Brasil

A embaixadora de Guiné-Bissau, Eugénia Pereira Saldanha Araújo, revelou, em entrevista ao MidiaNews, que todos os estudantes do seu país que estão em programas de intercâmbio no Brasil serão procurados pela embaixada. A intenção é averiguar as condições que se encontram os estudantes.

A morte por espancamento do estudante guineense Toni Bernardo da Silva, que cursava Economia na Universidade Federal de Mato Grosso, na semana passada, gerou um impasse diplomático entre Brasil e Guiné-Bissau, que enviou 1.500 jovens para estudar em universidades brasileiras.

Somente na cidade de Fortaleza (CE), cerca de 500 estudantes de Guiné estudam na universidade federal. Em Cuiabá, atualmente, 13 universitários se graduam na UFMT. Toni Bernardo era um deles, mas foi desligado em fevereiro deste ano.

"Temos por meta, nos próximos dias, elaborar um cadastro atualizado dos alunos de Guiné que estão estudando no Brasil. Os alunos terão que preencher uma ficha cadastral, informando todos os dados e comprovantes de residência, telefones. A realização do cadastro é importante para que possamos monitorar mais de perto a vida dos estudantes no Brasil", informou a embaixadora.

Eugénia disse também que os universitários serão questionados sobre o apoio recebido pelas instituições que estudam. Um secretário da embaixada de Guiné virá pessoalmente até Cuiabá para averiguar a situação dos alunos do programa de intercâmbio PEC-G.

"Não podemos permitir que mortes como a de Toni ocorram. Por isso, vamos observar de perto a vida de nossos estudantes no Brasil. Queremos saber dados sobre o aprendizado dos alunos, frequência nas aulas, previsão de formatura e validade dos vistos", disse a diplomata.

Eugénia enfatizou que os alunos que não fizerem o cadastro ou que agirem com morosidade para enviar as informações correrão o risco de ter o visto cancelado.

A embaixadora informou, ainda, que tem tomado as medidas cabíveis para fazer o translado do corpo de Toni Bernardo para a sua terra natal, onde familiares o aguardam para realização dos ritos religiosos e sepultamento.

Crime na pizzaria

O estudante universitário Toni Bernardo da Silva, 27, foi assassinato por espancamento na pizzaria Rola Papo, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá, na madrugada de sexta-feira (22).

Toni foi espancado até a morte, durante uma discussão, na pizarria, que fica nas proximidades da UFMT e da casa onde Toni morava.

Os acusados da morte do estudante Toni Bernardo foram autuados em flagrantes e já foram encaminhados para unidades prisionais da Grande Cuiabá.

Pelo crime, foram presos o consultor de telefonia celular Sérgio Marcelo da Silva Costa, 27, que é filho de um delegado da Polícia Civil de Cuiabá, e os policiais militares Higor Marcell Mendes Montenegro e Wesley Fagundes Pereira, ambos de 24 anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74683/visualizar/