Pela maioria de seis votos a um, o Partido Social Democrático foi criado no Brasíl
TSE aprova registro nacional do PSD
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu na terça-feira (27), o registro do Partido Social Democrático (PSD) pela maioria de seis votos a um. A decisão abre o caminho para o partido concorrer nas eleições de 2012. Para lançar candidatos a prefeito e vereador, a sigla precisa ser oficializada até o próximo dia 7 de outubro.
Votaram a favor da criação do PSD a relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, e os ministros Marcelo Ribeiro, Teori Zavascki, Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. O único a votar contra o registro foi o ministro Marco Aurélio Mello.
Para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, principal articulador da fundação do partido no estado, a decisão era esperada, mas sabiam da dificuldade. “Sabíamos que seria difícil, principalmente por causa do prazo, mas trabalhamos duro e hoje foi consolidado PSD. É a vitória da democracia”, afirmou.
Com a criação do PSD, o Brasil passa a ter 28 partidos políticos em atividade. Segundo Riva, que também é o secretário geral do PSD em Mato Grosso, a nova sigla vem somar as já existentes para fortalecer a democracia. “Mais de 500 mil brasileiros apoiaram a fundação do PSD”.
Em Mato Grosso, são esperadas as filiações de 51 prefeitos, 350 vereadores, empresários e demais lideranças. “Não teremos problema para filiação. A partir de amanhã faremos uma série de 10 visitas aos municípios para orientar como deverá ser o processo de filiação”, concluiu Riva.
Comentários