Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Setembro de 2011 às 07:44
Por: ALCIONE DOS ANJOS

    Imprimir


Seguindo as exigências da FIFA para a realização da Copa 2004, o governo de Mato Grosso implantou o Policiamento Montado da Polícia Militar em Várzea Grande, mas o trabalho nas ruas só terá início dentro de três meses. De acordo com o comandante do Batalhão do Regimento de Cavalaria de Mato Grosso, tenente-coronel Alberto de Barros Neves, 10 policias foram encaminhados pelo Comando Geral da PM e estão passando por um estágio de capacitação do emprego de tropa montada, oferecido por membros da própria corporação.

Depois dessa etapa há previsão de que instrutores de outros estados venham para ministrar um curso de dois meses, conforme projeto da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Tanto o policial quanto o cavalo precisam ser treinados para executar o policiamento. E isto está sendo feito”, garante o comandante.

A sede provisória do Centro de Instrução do Policiamento Montado foi inaugurada na última sexta-feira, na avenida 31 de Março, bairro Cristo Rei, em uma área de cerca de dois hectares, com instalações para o setor administrativo, veterinário, ferradoria, alojamento, refeitório, banheiros e 15 baias. Para funcionar o Batalhão do Regimento de Cavalaria conta com parcerias. “O Centro de Equitação de Várzea Grande emprestou 15 animais para o estágio dos policiais e a Infraero cedeu a área”, informa.

Segundo o comandante, já foi solicitado pelo menos mais 10 policias para o projeto piloto e a previsão é que o efetivo até a Copa 2014 chegue a 180 policias e 90 cavalos. “Em 2012 deve ocorrer a primeira licitação para a compra de 30 cavalos, aumentando as aquisições até a Copa”, explica. “O policiamento montado será um dos legados deixados para a sociedade pós-copa. O cavalo tem vida útil de até 20 anos e custa por mês cerca de R$ 300. Já uma viatura chega a custar R$ 3,5 mil ao mês”, compara. Ele lembra que diversas policias do mundo empregam esse tipo de policiamento, a exemplo do Reino Unido, Estados Unidos e França. “Um policial a cavalo tem mais chances de entrar em um terreno irregular que uma viatura. Há estudos que comprovam que um policial montado representa a força policial de 10 homens a pé, principalmente em ações de controle de distúrbio civil, pois, com o cavalo, o policial está a uma altura de 2,5 metros e a pé a média é de 1,70m”, completa.

TESTE - O primeiro teste com o Regimento de Cavalaria ocorreu no Natal de 2010. Durante uma semana, policiais militares utilizaram cavalos pantaneiros para percorrer e patrulhar as ruas do Centro Histórico de Cuiabá. No primeiro dia, os policias souberam da ocorrência de um assalto na Prainha. Devido ao congestionamento, as viaturas tiveram dificuldade de chegar ao local, mas os cavalos não. “Os policias conseguiram passar pelos canteiros e prenderam os ladrões”, conta o tenente-coronel.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74981/visualizar/