De acordo com Ratinho houve sim falhas por parte dos ex-presidentes, que não tiveram o cuidado necessário em cumprir algumas determinações fixadas em lei e terão que pagar multa
Em quase 50% das Câmaras de MT foram encontradas irregularidades
Em 68 municípios de Mato Grosso foram encontradas irregularidades na prestação de contas de ex-presidentes de Câmaras referentes ao exercício de 2010. A informação foi confirmada ao ExpressoMT, pelo presidente da União da Câmaras Municipais, Unírio Schirmer (Ratinho) que também é vereador por Nova Mutum.
O presidente da Ucmmat revela que o maior índice de irregularidades foram encontradas em Câmaras de cidades pequenas com até 16 mil habitantes. Porém na maioria desses 68 casos, as contas estão aprovadas. Segundo Ratinho boa parte desses ex-presidentes terão que devolver dinheiro aos cofres públicos, “vamos agendar uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas e levar todos esses vereadores para ver o que pode ser feito”, lembra.
De acordo com Ratinho houve sim falhas por parte dos ex-presidentes, que não tiveram o cuidado necessário em cumprir algumas determinações fixadas em lei. Ele destaca que tem casos em que o presidente da Câmara ganha mil reais e terá que devolver 30 ou 40 mil reais, uma vez que a multa não vem para a Câmara e sim para o presidente da época. “O grande problema é que os gestores não podem gastar mais que 70% em folha de pagamento, e existem situações em que até 77% do orçamento era destinado a folha de pagamento”, exemplifica.
Ratinho lembrou que durante o ano foram realizados vários encontros de legisladores com técnicos do Tribunal de Contas, onde receberam orientação para não fugirem do orçamento previsto, “meu papel como representantes deles é buscar meios para regularização de alguns casos”, destaca.
O presidente da Ucmmat foi presidente da Câmara de Vereadores em Nova Mutum de 2007 a 2010, foram quatro anos ininterruptos, em todos esses anos nunca teve suas contas reprovadas.
Comentários