Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 26 de Setembro de 2011 às 14:50
Por: LAíS CAMARGO

    Imprimir


Um dia de chuva, pipoca e filminho. A combinação é um dos hábitos de lazer mais comuns, porém, a discussão dos assuntos e das técnicas audiovisuais é uma prática ainda mais prazerosa. “Agora as pessoas não querem mais apenas assistir, querem usar como instrumento de pesquisa e discussão”, aponta Lidiane Lima, coordenadora do núcleo de audiovisual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Mais que uma reunião de amigos para ver um fime, o cineclubismo é uma prática que chegou há pouco no Estado e vem formando público com voz ativa. “A análise de cinema é uma questão importante na educação. Os alunos assistem mais cinema do que lêem literatura, não podemos ignorar esta arte”, analisa Carolina Sartomen, mestranda em estudo de linguagens pela UFMS. Entre 3 e 7 de outubro Campo Grande terá a primeira Semana de Cineclubismo e Seminário de Cineclubismo e Educação, nos quais os trabalhos acadêmicos podem ser inscritos até dia 30 pelo e-mail cipav.ufms@gmail.com.

Este primeiro encontro visa reunir os cineclubes que surgem na Capital e no interior, para atentar a questões burocráticas como o registro no Conselho Nacional de Cineclubes. “Estamos lutando para colocar os cineclubes nas escolas, para receber representantes nacionais um dia, para fomentar os debates. Na semana, chamamos cineastas regionais. Tem muita gente produzindo também”, comemora Carolina.

A produção é tanta que o Festival Universitário de Audivisual (Fuá) está na 5ª edição e premia trabalhos de universitários e recém-formados. A inscrição deste ano termina também no dia 30 e o edital está no www.fundacaodecultura.ms.gov.br.

Agenda

Além do edital do Fuá e da Semana de Cineclubismo, o Cinema d(e) Horror exibe esta quarta-feira (28) “O Mundo de Jack e Rose”, às 17h30min , no anfiteatro no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da UFMS com entrada gratuita.

A partir das 18h30min de sexta-feira (23), sábado e domingo, os moradores de Nioque podem ir à Praça Central para exibições gratuitas de filmes como “Até o Sol Raiar” e “Se Eu Fosse Você 2”, no primeiro dia, “Câmara Viajante” e “Pequenas Histórias”, no segundo dia, e “Vida Maria” e “A Era do Gelo 3”, no terceiro dia. A iniciativa é do Sesi e segue para outras cidades nos próximos fins de semana.


Porto Murtinho (30/09 e 1º e 2/10)
Aral Moreira (7, 8 e 9/10)
Coronel Sapucaia (14, 15 e 16/10)
Sete Quedas (21, 22 e 23/10)
Batayporã (28, 29 e 30/10)
Água Clara (4, 5 e 6/11)
Inocência (11, 12 e 13/11)
Pedro Gomes (18, 19 e 20/11)
Sonora (25, 26 e 27/11)
Bandeirantes (2, 3 e 4/12) 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75066/visualizar/