Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 25 de Setembro de 2011 às 11:22

    Imprimir


 A Secretaria de Portos pretende organizar a gestão de lixo nos terminais e embarcações em todo o Brasil. O objetivo é criar um mecanismo em que todos os resíduos sejam destinados corretamente até 2014.

O projeto de gerenciamento de lixo será estudado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mais 11 universidades por meio do Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos e Efluentes. A ideia será dividida em três fases e a Secretaria de Portos pretende investir R$ 125 milhões.

Uma grande parcela dos resíduos produzidos são restos de grãos, de carvão, de minério, além do lixo das embarcações e esgoto. Tais matérias atraem animais que transmitem doenças, como pombos, ratos e até o mosquito da dengue. O programa também pretende identificar possibilidades de reutilização de resíduos. Esta é uma das preocupações do professor da UFRJ, Marcos Freitas, que é responsável pela fase inicial de levantamento de dados. Para ele, é preciso dar soluções sustentáveis para o lixo e verificar o impacto que os portos causam nas cidades.

Outra questão a ser resolvida é melhorar as condições de trabalho nos terminais, isto porque o Sindicato dos Portuários já denuncia a existência de condições insalubres. Inclusive, o presidente da entidade Sérgio Giannetto afirma que próximo dos locais de trabalho há dejetos, lixo e “tudo o que é bicho e poluição”.

A fim de levantar possíveis soluções para estes problemas, serão analisadas as experiências internacionais. Como o caso da Bélgica onde, no Porto da Antuérpia, os navios deixam o lixo em terra e recebem descontos na taxa de ancoragem. Este é um incentivo para que os navios depositem seus lixos em locais adequados. Com informações do Correio do Brasil.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75181/visualizar/