Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 23 de Setembro de 2011 às 17:19

    Imprimir


Um ano depois do início do projeto de construção do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL), 1.200 dirigentes e educadores se reuniram novamente em Bonito na noite desta quinta-feira (22) para a apresentação do Plano. Com as presenças de representantes dos Ministérios da Educação e da Cultura e da Abril Educação, o governador André Puccinelli e a secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca, fizeram a entrega do PELL e deram a largada para a importante etapa que vem a seguir, a de construção dos Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLL).

O Plano Estadual, um documento que vai nortear as diretrizes para o desenvolvimento na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas, foi apresentado na abertura do MS em Letras - II Encontro Estadual do Livro e Leitura. O evento levou ao Centro de Convenções de Bonito os diretores de todas as escolas da Rede Estadual de Ensino, os secretários municipais de Educação de todo o Estado, dirigentes de Estados brasileiros que estão participando na cidade da III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação, e representantes dos ministérios e do setor privado parceiros na construção do PELL.

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a ter seu plano definido, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com apoio dos ministérios das duas pastas e da Abril Educação. Ao fazer simbolicamente a entrega do PELL/MS ao secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, o governador André Puccinelli consolidou a superação do desafio de atender o que previa o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e construir o documento em nível estadual. A iniciativa mereceu reconhecimento público do representante ministerial.

“Mato Grosso do Sul tem conseguido constantemente bater marcas de integração da Rede Estadual de Ensino com as redes municipais; tem sistematicamente executado programas nacionais e os replicados em âmbito estadual. Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros estados a elaborar o seu Plano de Ações Articuladas – o PAR – que é a ligação do Ministério com os Estados e tem conseguido atender a todos os municípios com o Pro-Infância, um programa na Educação Infantil. E hoje dá mais um passo: a apresentação do PELL e o lançamento de um movimento para ampliar e executar metas”, elogiou Paim.

Responsabilidade

A secretária estadual de Educação destacou que o PELL MS é composto de quatro eixos, com várias metas, e orientações a serem seguidas para atingi-las. “Nós vamos orientar os diretores sobre como trabalhar, vamos demonstrar a importância da motivação das crianças, e de trabalhar a leitura desde a educação infantil. Embora muitas escolas já desenvolvam programas voltados para o tema, o PELL chega com metas e orientações mais concretas para o desenvolvimento das atividades em prol do livro e da leitura".

Parceira da SED na elaboração, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, conforme seu presidente, Américo Calheiros, “acredita no livro e na leitura como força maior da expressão da identidade cultural de um País”. “E esse é um instrumento para construirmos cidadãos com consciência formadora e crítica”, frisou.

O MS em Letras – II Encontro Estadual do Livro e Leitura continua nesta sexta-feira (23), quando representantes da SED, FCMS e Ministério da Educação estarão à disposição dos dirigentes municipais de Educação para discutir a construção dos planos municipais. A secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Maria Antonieta Antunes Cunha, fará uma exposição sobre “Políticas Públicas para Leitura”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75360/visualizar/