Unemat e Embrapa realizam pesquisa na área econômica
Acadêmicos de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sinop (500 Km ao norte de Cuiabá), participam de projeto de Extensão vinculado a instituição denominado Centro de Informações Sócio-Econômicos (Cise) que é desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa Agrossilvipastoril. O objetivo é coletar dados da área econômica na região Norte do Estado.
As acadêmicas Fabiane Fumagalli, Katiúcia Sachet e Dalila Valim atuam junto aos economistas da Embrapa, Júlio César dos Reis e Marcelo Montenegro Medeiros de Moraes colhendo informações que sirvam de subsídios para as atividades e propostas da empresa.
Os economistas afirmam que essa é uma experiência que tem sido muito positiva. “Para a gente é fundamental, porque somos só em duas pessoas na área de economia aqui na empresa para dar conta de todos os levantamentos, e os acadêmicos estão ajudando muito e acabam aprendendo também. Agora já estamos em fase de leitura e produção de materiais”, afirma Julio César.
Para o professor e coordenador do projeto de extensão, Feliciano Azuaga, a parceria com a Embrapa tem sido muito positiva, tanto que o projeto Cise, foi apresentando atendendo uma solicitação da própria empresa. “Essa é uma via de mão-dupla, pois estamos aprendendo com uma empresa que tem know how, e com isso a Unemat acaba se vinculando a uma empresa de porte na área de pesquisa e tecnologia”, diz.
Para os acadêmicos a experiência tem sido bastante positiva. “Eu estou no primeiro semestre e me inscrevi como voluntária porque vislumbro o crescimento pessoal e profissional”, diz Fabiane Fumagalli. As outras duas acadêmicas são bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) que apóia o projeto de extensão.
A parceria entre a Unemat e Embrapa está em fase inicial, pois o projeto começou a ser executado há três meses, mas já foi elaborado inclusive um workshop conjunto visando aproximar a academia da empresa. Um termo de cooperação técnica entre as duas instituições está em fase de finalização. A Embrapa em Sinop ainda está funcionando em sede provisória, pois o Centro de Pesquisa deve ser inaugurado em outubro o que garantirá maior avanço nos trabalhos e pesquisas. (Lygia Lima) W.S
Comentários