Trajetória do sindicato foi destacada pelo presidente José Riva, que homenageou os servidores com Moção de Congratulação
Sindal avança com apoio da Mesa Diretora
O Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa – Sindal completou nesta quinta-feira (22), 18 anos de fundação com uma série de avanços obtidos ao longo de todos esses anos. Agora, trabalha pela construção de uma creche e da sede própria no terreno doado pelo Governo do Estado nas proximidades do Poder Legislativo. “Não conheço nenhum deputado que foi contra as iniciativas do Sindal. A Mesa Diretora sempre foi parceria e a criação do Sindal foi fundamental para o resgate deste Poder”, afirmou o presidente do Parlamento, deputado José Riva (PP), durante a sessão solene realizada ontem para homenagear os servidores do sindicato com Moção de Congratulação.
Riva também fez homenagens póstumas aos servidores que marcaram sua trajetória na Casa, como o secretário-geral Edemar Adams (in memória). Destacou a luta da primeira diretoria do sindicato, que foi fundamental na tomada de decisões que a Casa enfrentava na época, com cinco folhas salariais atrasadas. “Conseguimos fazer a reposição integral das perdas salariais. E agora trabalhamos pelo realinhamento salarial e lançamento de mais um conjunto habitacional. Uma grande conquista à categoria”, informou o presidente Riva.
Ao garantir a realização de concurso público, que será definido nos próximos meses, Riva explicou a necessidade de reduzir o número de servidores comissionados, mas sem perder de vista àqueles que trabalham arduamente há muitos anos na AL. Ressaltou a dedicação desses trabalhadores e mencionou as mudanças que ocorreram com a imagem do servidor público.
Lembrou que a TV Assembleia é um dos setores que precisa de concursados, principalmente, na parte técnica. Na próxima semana, Riva definirá a formatação do projeto para a abertura do sinal da TV no interior. A antena já foi instalada e o processo deverá ser concluído neste ano, ampliando a abrangência do sinal na TV aberta. Antes, essa transmissão era feita em parceria com a TV Rondon, mas foi interrompida com a queda da antena. “Temos que cumprir essa meta de levar o sinal da TV Assembleia para o interior, onde a população nos cobra muito”.
Riva ainda destacou a Carta de Serviços do Cidadão; o Espaço Cidadania, que se tornou referência no estado na expedição de documentos pela rapidez e conforto que oferece; a Escola do Legislativo que disponibiliza cursos de graduação, pós-graduação e de línguas; o Instituto de Saúde dos Servidores do Poder Legislativo – ISSPL e a ampliação da sede da AL que terá gabinetes mais espaçosos e anfiteatro; dentre outras melhorias.
AVANÇOS - Representando os servidores, Maria Helena Ribeiro Ayres Caramello, primeira presidente do Sindal, lembrou as dificuldades da época vivida pelos funcionários e o apoio que receberam. “O servidor não tinha crédito nem para comprar remédio. Uma época em que o objetivo dos servidores era o de concluir o supletivo do primeiro grau e falar em PCCS era uma agressão”, relatou.
Contudo, comemorou a solenidade em reconhecimento a luta que “nos trás respeito e segurança, pois valeu à pena. Temos o terceiro melhor PCCS do Brasil e a Mesa Diretora foi unânime em apoiar as ações do sindicato”, disse Maria Helena, que atualmente é a chefe de Gabinete da Presidência da AL e foi vice-presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos, Federais, Estaduais e do Distrito Federal - Fenale.
Conforme o presidente do Sindal, Leonir de Freitas, a categoria recebeu 17% de reposição salarial em 2008; 11,5% em 2009; 3,94% em 2010; 6% em fevereiro, mais 6,3% em maio em 2011. Já está aprovado 6% para fevereiro de 2012, mais a correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, que deve variar em torno de 6%. Além disso, foi paga a diferença do PCCS dos servidores aposentados que estava pendente desde 2005.
Comentários