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Nacional
Quinta - 22 de Setembro de 2011 às 23:44

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O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) identificou desgaste em uma peça do motor esquerdo do bimotor LET-410 da Noar Linhas Aéreas que caiu no dia 13 de julho, em Recife, matando os 16 ocupantes. O órgão informou nesta quinta-feira que a falha na aleta, que havia sido trocada quatro dias antes da tragédia, pode ter sido uma das causas da queda do avião.

Detalhes do andamento das investigações do Cenipa, apresentados hoje em Recife, apontam que a aleta, uma peça de menos de dois centímetros, se rompeu, provocando um superaquecimento no motor e a consequente paralisação da turbina.

"Verificamos que rompeu por fadiga. Vamos fazer outros exames para saber o porquê. Vamos tentar verificar se houve algum problema relacionado à folga na fixação dessa aleta no conjunto do disco ou se houve algum problema relacionado à formação da liga metálica que foi usada para fabricar essa peça", explicou o coronel reformado Fernando Silva Alves de Camargo, responsável pelas investigações que correm paralelamente às da Polícia Federal.

A peça está sendo submetida a exame de raios-X para saber se alguma outra aleta --são 50 ao todo-- apresentava o mesmo problema.

Tanto o disco quanto a câmara de combustão foram trocados no sábado anterior ao acidente pela GE (General Eletric) da República Tcheca, país de origem da aeronave. "A manutenção desse motor é feita pelo fabricante, que é a GE. Nenhum operador no Brasil faz manutenção nesses motores", afirmou o coronel.

Tanto o Cenipa quanto a PF estão investigando as causas do acidente, mas caberá à Polícia Federal apontar os responsáveis pela tragédia.

Familiares das vítimas que acompanharam as explicações do Cenipa, em um hotel de Recife, disseram-se "acalentados" com as informações.






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