Deputado Homero quer estimular criação de horta em escolas
Com projeto de lei, o parlamentar propõe a criação do programa Horta na Escola. Alimentação saudável, contato dos alunos com a terra são alguns dos benefícios. Escola Estadual Alexandre Leite, em Ribeirãozinho, já adota a prática com muito sucesso desde 2007.
No município de Ribeirãozinho, distante 627 km da capital mato-grossense, Cuiabá, os alunos da Escola Estadual Alexandre Leite produzem quase todos os alimentos consumidos na merenda escolar. A coordenadora-pedagógica, Silvania Salete Goulart, afirma que o projeto é realidade na unidade de ensino desde 2007 e colhe muitos frutos.
“Aqui plantamos cebolinha, beterraba, alface, couve, tomate, salsa entre outros. A produção é grande e abastece muito bem a nossa escola. Os cuidados com a horta ficam por conta das crianças que adoram a atividade”, relata a coordenadora.
Pensando em ampliar e estimular horta nas escolas, o deputado federal Homero Pereira (PR-MT) apresentou um projeto de lei nº 2181/2011, que cria o Programa Nacional “Horta na Escola”. A proposição aguarda despacho da presidência da Câmara dos Deputados.
“Temos vários exemplos na prática dos benefícios que as hortas surtem nos alunos. Além de uma refeição mais saudável, o contato com a terra, o respeito pelo campo e meio ambiental são alguns deles”, justifica o parlamentar.
Homero explica que o programa valorizará a produção de alimentos livres de agrotóxicos e será desenvolvido pela União em parceria com os sistemas de ensino dos entes federados subnacionais, integrando os órgãos responsáveis pela educação e pela agricultura e abastecimento.
Comentários