Vendas de seminovos recua em Cuiabá
Revendas de veículos usados da Grande Cuiabá fecharam o mês de agosto com queda de 10% nas vendas. Lojistas atribuem o mal desempenho ao rigor dos agentes financeiros na análise e concessão do crédito aos consumidores. Apesar do resultado negativo no mês passado, no acumulado do ano, os números são positivos com incremento que varia de 10% a 15%, segundo estimativa da Associação dos Revendedores de Veículos de Mato Grosso (Agenciauto/MT).
"Acreditamos que as restrições estão ocorrendo para não criar a bolha de crédito, e aumentar o endividamento da população, o que o governo tanto busca desde o ano passado", diz o presidente da Agenciauto, Isnel Leite de Almeida, ao informar que as vendas estão reagindo agora em setembro e que os resultados serão ainda mais positivos nos próximos meses. Isso porque as empresas estão trabalhando com projetos para fomentar as vendas como a realização de feirões.
Um outro empurrãozinho que os usados terão até o fim do ano é decorrente do aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos, anunciado pelo governo federal na semana passada e que vai afetar principalmente as marcas que não possuem montadoras no país. "Assim os importados, que estão invadindo o nosso país e Mato Grosso, ficarão mais caros e os usados ganharão novamente a preferência dos consumidores".
Na concessionária Trescinco, que tem um departamento específico para seminovos, o gerente comercial, Sérgio Antônio de Oliveira, confirma que o mês de agosto foi ruim para as vendas no setor automotivo mas que houve uma recuperação na primeira quinzena de setembro e que a perspectiva é que o balanço mensal feche no azul. Ele reafirma que os bancos estão mais criteriosos na aprovação do financiamento e que a maioria está exigindo entrada de 20% a 30%.
Condições - O prazo dos financiamentos depende do valor dado de entrada podendo ir de 48 a 60 meses. As taxas de juros também variam e quanto maior o tempo de vigência do contrato do financiamento, mais elevadas ficarão. Na Trescinco, por exemplo, o valor médio dos veículos usados mais vendidos é de R$ 22 mil, sendo que o volume mensal de 110 unidades, em média.
Para ter o cadastro aprovado, a responsável pelo setor de financiamentos de uma revenda de Cuiabá, Elaine Cristina Cruz, afirma que a pessoa não pode ter nenhuma restrição cadastral, possuir renda compatível com o empréstimo pretendido, endereço e telefone fixos, referências pessoais e estabilidade no emprego. "Se não preencher os requisitos, dificilmente haverá aprovação".
Novos - Mato Grosso registrou o emplacamento de 11,55 mil carros em agosto, número inédito no setor para o 8º mês. Comparando com julho, houve crescimento de 13,48% nas vendas e sobre agosto de 2010 a alta foi de 11,48%. No acumulado do ano, a variação é de 11,12% e a comercialização de 77,524 mil unidades em todo o Estado.
Comentários