EUA investigam acidente que matou ao menos 3 em show aéreo;
Autoridades americanas foram a Reno (Nevada, oeste dos EUA) neste sábado para investigar o acidente ocorrido durante a exibição de uma aeronave de combate Mustang P-51, da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que caiu sobre o público, deixando ao menos três mortos e mais de 50 feridos.
Uma equipe do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) chegou neste sábado ao local onde ocorria o evento. Segundo a Associação Reno Air Racing, que organizou o show, o acidente ocorreu devido a um problema mecânico.
Uma porta-voz do centro médico Renown disse ter recebido 30 pacientes, dos quais dois morreram -- além do piloto-- seis estão em estado crítico, e dois em estado grave. Outro hospital de Reno, o Centro Médico regional de Saint Mary, havia informado ter recebido 25 pacientes --quatro deles em estado crítico e dois em estado grave.
Testemunhas disseram que o aparato caiu repentinamente, e afirmaram que, aparentemente, o piloto evitou uma tragédia ainda maior, já que fez uma manobra brusca para desviar a aeronave.
As imagens do acidente foram divulgadas por um dos espectadores, que gravou o momento exato da queda e postou um vídeo no YouTube.
MORTOS E FERIDOS
O chefe de organização do show aéreo, Mike Houghton, afirmou à imprensa local que entre os mortos estão dois espectadores e Jimmy Leewrad, que pilatava o Mustang P-51.
Houghton detalhou que há 54 feridos que estão sendo atendidos em hospitais da região. Segundo a emissora de TV CNN, na manhã deste sábado muitos dos feridos estão em processo de cirurgia, aguardando para serem operados, ou em recuperação pós-cirúrgica.
Leeward, 74, era um agente imobiliário e piloto muito experiente que participava de shows aéreos desde 1975. Ele atuou como dublê em vários filmes de ação, entre eles "Amelia" (2009), que conta a história da aviadora Amelia Earhart.
Cerca de 7.500 pessoas assistiam ao show aéreo no momento do acidente.
Testemunhas do acidente afirmam que viram dezenas pessoas jogadas no chão com ferimentos profundos e muito sangue espalhado.
TRAGÉDIA
"Estamos devastados por esta tragédia", disse chefe de organização do show aéreo, Mike Houghton.
Repórteres da emissora de TV local KTVN disseram que o avião não caiu diretamente sobre as arquibancadas, como inicialmente se divulgou, mas sim muito próximo delas.
Serviços de emergência e militares que atuavam no local retiraram as milhares de pessoas que assistiam ao evento e os organizadores cancelaram a programação do campeonato prevista para esta sexta-feira.
O organizador da exibição comentou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas os primeiros indícios apontam a uma falha técnica do avião, batizado de "Fantasma galopante".
Comentários