Vice-prefeito do PMDB e prefeito do PP entram em rota de colisão e racham aliança
Elias rompe com Daltro e admite disputar a Prefeitura
O município de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte Cuiabá) se prepara para uma eleição inusitada ao cargo de prefeito, em 2012. O vice-prefeito Elias Santos planeja sua desfiliação do PMDB e o rompimento político com o prefeito Flávio Daltro (PP).
A estratégia é abrigar-se no PSDB, partido do irmão, o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, e disputar o comando do Executivo Municipal.
Inicialmente, Elias Santos exigiu apoio do presidente do diretório estadual do PMDB, Carlos Bezerra, para ser candidato a prefeito pela legenda. Porém, Bezerra não toleraria o que classifica de "traição" na campanha eleitoral de 2010, quando Santos subiu no palanque de apoio à reeleição de deputada federal de Thelma de Oliveira (PSDB). A viúva de Dante de Oliveira não se reelegeu.
A resistência à sua candidatura também é encontrada no PMDB de Chapada dos Guimarães. O presidente do diretório municipal, João Siqueira, foi demitido do cargo de diretor do Departamento de Água e Esgoto do munícipio, e reclama que não recebeu respaldo do vice-prefeito para evitar a sua saída.
Santos articulou sua ida ao PSD, que é construído em Mato Grosso pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, porém, descartou a filiação, após verificar que seus adversários políticos estão migrando para a legenda.
Flávio Daltro é irmão do vice-governador Chico Daltro, um dos responsáveis pela criação do PSD, mas não decidiu se vai acompanhá-lo.
Nos bastidores, Elias Santos já planeja o seu discurso de candidato: será focado em melhorias de serviços básicos, como Saúde, e aposta numa forte parceria com o Estado para resolver problemas de abastecimento de água.
Comentários