Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 13 de Setembro de 2011 às 07:49

    Imprimir


A Bolsa de Valores de São Paulo teve ontem um pregão marcado pela volatilidade. A abertura dos negócios foi negativa, influenciada pelas fortes perdas na Europa. No mercado de câmbio, o dólar ultrapassou a marca de R$ 1,70 pela primeira vez em 2011. A moeda fechou o dia em alta de 2,02%, a R$ 1,7150, a maior cotação desde 17 de dezembro de 2010.

Na mínima do dia, o Ibovespa chegou a recuar 2,63%. Durante a tarde, contudo, o índice acompanhou o movimento em Nova York e reduziu as perdas, chegando a operar no terreno positivo, em leve alta de 0,02%. No fechamento, a bolsa paulista perdeu 0,17%, mas conseguiu manter o patamar dos 55 mil pontos.

“Os mercados estão vivendo uma alta volatilidade, sem orientação clara. O cenário é de deterioração da economia mundial, somada à falta de comando nos Estados Unidos e na Europa. Ou seja, falta coordenação política no mundo para ancorar expectativas”, afirma André Perfeito, economista da Gradual Investimentos. Em setembro, o Ibovespa acumula queda de 1,43%, enquanto em 2011 o recuo é de 19,65%.

Segundo Perfeito, a valorização da moeda norte-americana deve-se à busca dos investidores por ativos menos arriscados. “O dólar, por mais que esteja sendo execrado pelos economistas e continue cercado de dúvidas, ainda reúne propriedades de seguranças muito apreciadas em situações como agora”, diz ele.

A notícia de que a Itália negocia ajuda financeira junto à China, publicada pelo jornal britânico “Financial Times”, ajudou a impulsionar as bolsas norte-americanas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76276/visualizar/