A fonoaudióloga Paula Suto, ministrou palestra sobre a “disfagia”, um distúrbio que dificulta a deglutição de alimentos.
Idosos hipertensos e diabéticos ganham orientação sobre Disfagia
A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou disfagiasaliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias consequências à saúde.
Ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou completamente as vias respiratórias. Esse desvio pode ser facilitado também pelo envelhecimento natural das estruturas envolvidas na deglutição (lábios, língua, bochechas, etc.)
Além do envelhecimento das estruturas, o acidente vascular encefálico (derrame), o traumatismo craniano, as doenças neurológicas (como Parkinson e Alzheimer), as distrofias musculares e o câncer de cabeça e pescoço podem causar a disfagia.
As alterações da deglutição devem ser diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicos, enfermeiros, nutricionistas e, fundamentalmente, fonoaudiólogos, que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função.
“A participação do público foi ótima. Foi uma boa oportunidade também para uma busca ativa de doenças, para encaminhar o paciente ao tratamento adequado”, pontuou Paula.
O Município tem hoje cadastrado PSF I, 340 hipertensos e 70 diabéticos, no PSF II 368 hipertensos e 73 diabéticos, totalizando 708 hipertensos e 143 diabéticos.
Comentários