Segundo o corpo docente da instituição, a dedicação dos alunos é fundamental para o bom desempenho nas provas. “Por causa do esforço dos estudantes, fomos bem representados no exame”, diz a professora de geografia Rosângela Patrícia Moreira. A média total alcançada pelo campus Valença foi de 638,41.
O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação no Enem 2010:
Grupo 1: de 75% a 100% (17,8% das escolas)
Grupo 2: de 50% a 74,9% (20,9% das escolas)
Grupo 3: de 25% a 49,9% (33% das escolas)
Grupo 4: de 2% a 24,9% (27,4% das escolas)
De acordo com a nota técnica divulgada pelo MEC, não se deve misturar as categorias para comparação de desempenho entre as escolas. As escolas que tiveram menos de 2% de participação não foram consideradas. De acordo com o MEC, a média de participação dos estudantes no Enem 2010 foi de 56,4%.
Aprendizado participativo
Professores usam conteúdo diferenciado no dia-a-dia
(Foto: Divulgação)
De acordo com o professor de português Moacir Saraiva, aulas práticas estimulam a criatividade do estudante e melhoram o aproveitamento do aprendizado.
Alba Rogéria Silva, professora de artes e disciplinas técnicas, também ressalta que a contextualização é fundamental para motivar e incentivar os alunos. “Em outubro, por exemplo, vamos a Ouro Preto (Minas Gerais) com os alunos do 3º ano do curso técnico de turismo. Vamos fazer uma visita técnica e ao retornar, eles serão motivados a colocar em prática o que viram e aprenderam. Ao mesmo tempo que eles se preparam para o vestibular, eles podem viver novas experiências, além do conteúdo normal”, comemora a professora.
De acordo com a direção da escola, os alunos têm a preparação do ensino médio com as disciplinas técnicas e não há um direcionamento específico para o Enem. “Não adianta direcionar o aluno para questões do conhecimento só para o vestibular se você não desenvolve a capacidade dele”, relata Alba Rogéria, que há 12 anos leciona na instituição.
Para Rosângela Patrícia, ensinar geografia de maneira contextualizada com a da região, proporciona melhor compreensão do conteúdo. “Para o aluno aprender mais sobre o que eles leem nos livros, é fundamental que eles vejam o que estão aprendendo”, comenta.
Entrada do IFBA no município de Valença
(Foto: Divulgação)
Em funcionamento há 15 anos, o IFBA possui uma estrutura que proporciona boas condições de aprendizado para o aluno. Além das salas de aula com instalações adequadas, a escola conta com uma biblioteca atualizada, acesso a internet e espaço de lazer. “Os alunos também têm atividades online, apostilas, e podem acessar provas antigas no site da escola”, diz Rosângela Patrícia.
Com 708 alunos, sendo 508 do 1º ao 3º ano do ensino médio e 200 do ensino superior (licenciaturas em matemática e computação), o IFBA oferece três cursos técnicos no campus de Valença. Entre eles está o de informática, que é o mais procurado da instituição.
A escola também atende ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), que é voltada para alunos maiores de 18 anos e que também participam do Enem. Além dos estudantes que cursam o ensino médio integrado, os alunos que optam por cursar a chamada Modalidade Subsequente, que é apenas o curso técnico, também prestam o exame
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