A polícia deteve pelo menos 24 pessoas durante incidentes após passeata que milhares de chilenos realizaram até o memorial do Cemitério Geral para lembrar neste domingo 38 anos do golpe militar.
A governadora da região metropolitana de Santiago, Cecilia Pérez, assinalou nesta noite em entrevista coletiva que à parte dos detidos, 10 policiais ficaram feridos e um dos cavalos da polícia lesionado com um grande corte na cabeça.
Pérez sustentou que a marcha em termos gerais "foi pacífica", no entanto, repudiou o ato violento dos encapuzados ao término do evento. "Novamente no final destas mobilizações aparecem estes delinquentes covardes encapuzados que provocaram danos e deixaram lesionados no local", disse e indicou que os detidos foram transferidos a um quartel em Santiago, onde se constatou que um dos indivíduos levava pelo menos quatro coquetéis molotov.
Por momentos se viveu uma verdadeira batalha nos arredores do Cemitério Geral, onde mais de cem encapuzados destruíram tudo o que encontraram no caminho, enquanto a polícia precisou frear a confusão com jatos de água e gás lacrimogêneo.
Comentários